Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Comissão aprova proposta que amplia divulgação do Ligue 180 e programa Sinal Vermelho
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Comissão aprova proposta que amplia divulgação do Ligue 180 e programa Sinal Vermelho

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

09/01/2025 – 17:17  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Erika Kokay: “medida é essencial para potencializar a publicidade do serviço”

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou no ano passado proposta que amplia a divulgação do número telefônico destinado a atender denúncias de violência contra a mulher (Ligue 180).
De acordo com a proposta, o poder público deverá afixar placas, cartazes e painéis com os números do Disque 180 e do Ligue 190 (Polícia Militar) em bares, hotéis, restaurantes e outros locais públicos e privados de grande aglomeração de pessoas, como terminais rodoviários, aeroportos, locais utilizados para a realização de eventos culturais, esportivos ou de lazer, feiras populares, locais de culto religioso, supermercados, banheiros femininos, entre outros.
A medida é inserida na lei que criou o Ligue 180 (Lei 10.714/03). Pela proposta, o descumprimento da medida será punido com advertência do órgão competente; multa de R$ 1 mil na primeira reincidência; e cassação do alvará de funcionamento na segunda reincidência, até que o estabelecimento cumpra as medidas. 
Texto aprovadoO texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), ao Projeto de Lei 110/21, do deputado Alexandre Frota (Pros-SP), e aos apensados. 
“A afixação de placas com o número telefônico em locais públicos de grande circulação de pessoas é uma medida essencial para potencializar a publicidade do serviço e para o fortalecimento das políticas de proteção às mulheres”, avaliou a relatora. Ela apresentou substitutivo para contemplar ideias de todos oito projetos apensados.
Contas e aplicativosAinda segundo o texto, as empresas prestadoras dos serviços de telefonia e concessionárias de fornecimento de energia e água e de esgoto deverão veicular, nas contas mensais, os canais de denúncia de crimes de violência contra a mulher.
Além disso, o substitutivo também determina que os sítios eletrônicos e aplicativos para dispositivos móveis de todos os órgãos do poder público que forem voltados para o compartilhamento de informações e acesso a serviços públicos disponibilizados à população também contenha ícone ou imagem com link de acesso aos canais oficiais para denúncias.
Sinal VermelhoO texto altera também a lei que criou o programa Sinal Vermelho (Lei 14.188/21), que incentiva mulheres a denunciarem situações de violência mostrando um “X” escrito na palma da mão, preferencialmente em vermelho. Conforme o substitutivo, esse programa também poderá ocorrer de forma virtual.
O programa passará a permitir a denúncia dos casos por meio do sítio eletrônico do programa, seja pela vítima ou por outra pessoa, garantido o anonimato ou sigilo.
O Poder Executivo, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os órgãos de segurança pública deverão estabelecer um canal de comunicação imediata com as entidades privadas de todo o País participantes do programa, a fim de viabilizar assistência e segurança à vítima a partir do momento em que houver sido efetuada a denúncia. 
Próximos passosA proposta será analisada agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, também deve ser aprovada pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Lara HajeEdição – Geórgia Moraes

Leia também

Congresso Nacional exibe projeção de frases para alertar sobre dores de cabeça

Lei que regulamenta direitos de trabalhadores domésticos completa dez anos

CCJ aprova datas comemorativas e selo para empresa com práticas voltadas a pessoas com endometriose

Comissão aprova proposta que torna crime a prática ilegal de medicina veterinária

Comissão aprova incluir no Farmácia Popular remédios essenciais ao tratamento de autistas

Noticiario Brasil 9 de janeiro de 2025 9 de janeiro de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Câmara

Congresso Nacional exibe projeção de frases para alertar sobre dores de cabeça

23 de maio de 2025
Câmara

Lei que regulamenta direitos de trabalhadores domésticos completa dez anos

23 de maio de 2025
Câmara

CCJ aprova datas comemorativas e selo para empresa com práticas voltadas a pessoas com endometriose

23 de maio de 2025
Câmara

Comissão aprova proposta que torna crime a prática ilegal de medicina veterinária

23 de maio de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?