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Socialização de Práticas Formativas reúne 225 trabalhos e lança revista Tapiri em Manaus nesta semana

Redação
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Evento da Semed apresenta 225 trabalhos de professores e marca lançamento da revista Tapiri em Manaus.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), abriu nesta terça-feira, 25/11, a 11ª Socialização de Práticas Formativas (SPF) na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O evento segue até esta quinta-feira, 27/11, e reúne 225 trabalhos acadêmicos, entre resumos estendidos e oficinas, além do lançamento da revista Tapiri.

Objetivo e organização

A iniciativa apresenta trabalhos desenvolvidos por professores da REDE municipal que participaram de formações na DDPM e aplicaram novas metodologias em sala de aula. Segundo o secretário municipal de educação, Júnior Mar, o programa Qualifica da Semed permite que servidores se licenciem para cursar mestrado e doutorado e, conforme ele, esse investimento amplia a formação científica e a prática pedagógica na REDE.

Encerramento de ciclo e divulgação científica

De acordo com a chefe da DDPM, Inês Alcântara, a 11ª SPF marca o encerramento do ciclo de atividades realizadas pelos formadores ao longo do ano e oferece uma plataforma para apresentar publicamente o trabalho pedagógico produzido. “Hoje, a 11ª SPF é o resultado de todo o trabalho desenvolvido pelos formadores durante o ano. Nós vamos apresentar os trabalhos produzidos pelos professores sob a orientação dos formadores”, afirmou Inês.

Exemplos de práticas apresentadas

Um dos trabalhos exibidos no primeiro dia foi “Não é uma Caixa: a Magia da Leitura e da Imaginação”, das professoras Kátia Maria Vasconcelos e Maria Mônica Negreiros, com crianças da educação infantil da escola municipal Elcy Mesquita. Conforme a professora Kátia, a atividade foi inspirada em metodologia vista na DDPM e utilizou imagens ocultas em acetato e celofane para estimular imaginação e leitura das crianças.

formação continuada e papel da DDPM

O coordenador-geral da SPF, Júlio Santos da Silva, destacou que a DDPM atua como centro de formação da Semed e que a formação continuada tem foco em provocar a reflexão docente, mais do que transmitir conteúdos prontos. “A socialização é quando os professores trazem suas experiências exitosas e publicizam, por meio de comunicações orais e oficinas, o trabalho realizado nas escolas de todas as zonas da cidade”, disse Júlio.

Lançamento da revista Tapiri

O evento também marcou o lançamento da primeira edição da revista Tapiri, criada para registrar e dar visibilidade às produções acadêmicas e pedagógicas dos professores participantes das formações da DDPM. Conforme Inês Alcântara, a publicação estará disponível inicialmente em bibliotecas virtuais e posteriormente na plataforma Barca.

Participações institucionais

A 11ª SPF recebeu a diretora de Formação docente e Valorização dos Profissionais da educação do Ministério da educação (MEC), Rita Esther Luna, uma das idealizadoras da socialização quando atuou como chefe da DDPM. Rita destacou o compromisso da divisão com a educação pública e mencionou o reencontro com colegas e formadores que fizeram parte de sua trajetória.

Texto – Alexandre Abreu/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCBPaY

Assuntos nesse artigo:

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