Projeto da SES-AM sobre dimensionamento da força de trabalho em saúde no Distrito Oeste de Manaus recebeu o primeiro lugar na Mostra Nacional.
A Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) conquistou o primeiro lugar na Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de trabalho em saúde, promovida pelo Ministério da saúde, em Brasília (DF), ao apresentar o projeto Dimensionamento da Força de trabalho em saúde no SUS: Aplicação no Distrito Oeste de Manaus. A iniciativa foi desenvolvida por servidores da SES-AM em parceria com o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a escola de saúde Pública da Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Esap/Semsa Manaus).
Premiação em Brasília
O evento ocorreu entre quinta-feira (13/11) e sexta-feira (14/11) e premiou 16 projetos entre os 128 selecionados de todo o Brasil. A mostra reuniu gestores, pesquisadores e profissionais para compartilhar metodologias aplicadas ao planejamento da força de trabalho no SUS.
O Departamento de Gestão do trabalho e da educação na saúde (DEGTS) da SES-AM recebeu também a Menção Honrosa na categoria Pôster pela apresentação do projeto que propõe estratégias de otimização dos recursos humanos na capital, com foco na Atenção Primária em saúde (APS) no Distrito Oeste (Disa Oeste).
Detalhes do projeto vencedor
O material apresentado trouxe análises das características demográficas, sociais e de saúde da região e propôs medidas para ajustar o dimensionamento e a alocação de profissionais, visando melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços diante da complexidade das demandas da população.
De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, o reconhecimento fortalece o SUS e reforça o compromisso do Governo do Amazonas na valorização dos profissionais em projetos de gestão do trabalho e educação em saúde. “Quanto mais qualificada e bem dimensionada for a força de trabalho, melhor será a qualidade da assistência”, afirmou.
A diretora da DEGTS, Fabiana Gurgel, destacou o alcance do prêmio e a importância do planejamento na APS. “Receber o reconhecimento do Ministério da saúde foi uma alegria enorme. O prêmio valoriza e reconhece o trabalho que fizemos dedicado ao dimensionamento na Atenção Primária, que reforça a importância de planejar bem a força de trabalho para qualificar o cuidado no SUS”, disse.
Equipe e projetos apresentados
A comitiva da SES-AM que participou da mostra contou com Ricardo Elias Duarte Rabello, do Núcleo de economia da saúde da SES-AM; Camila Cândida Malta Lemos e Francileide Moreira Lima Bindá, da Gerência de educação na saúde e Humanização; além de Danielle Moraes Crispim de Menezes, do Cetam, e Fabiano Corrêa Batista, da Esap/Semsa.
Além do projeto premiado no Disa Oeste, o Amazonas apresentou estudos sobre o dimensionamento da força de trabalho na Atenção Primária em municípios do estado, incluindo “Dimensionamento da Força de trabalho em saúde na Atenção Primária do Município de Eirunepé” e “Dimensionamento da Força de trabalho na APS em Careiro da Várzea”. Também foram apresentados dois projetos aplicados em unidades hospitalares da REDE estadual: na UTI Pipoca do Hospital e pronto-socorro da Criança da Zona Oeste e no alojamento Conjunto Rio Solimões da Maternidade de Referência Ana Braga, ambos focados em aprimorar práticas de gestão e assistência hospitalar.
A participação do Amazonas na Mostra Nacional reafirma o compromisso do estado em fortalecer a gestão do trabalho e a Qualificação Profissional no âmbito do SUS, estimulando ações que valorizam servidores e promovem inovação na oferta de serviços de saúde.
Assuntos nesse artigo:
#sesam, #ministeriodasaude, #mostranacional, #dimensionamento, #forcadetrabalhoemsus, #Manaus, #disaoeste, #atencaoprimaria, #aps, #gestaodotrabalho, #educacaoemsaude, #degts, #cetam, #esapsemsa, #fabianagurgel, #nayaramaksoud, #utipipoca, #maternidadeanabraga, #eirunepe, #careirodavareza
