Programa RecuperaFone realiza quarta rodada de devolução de aparelhos recuperados pela polícia.
A SSP-AM começou nesta sexta-feira, 14/11, a restituição de 586 celulares recuperados pelo programa RecuperaFone. A ação envolve a polícia Militar e a polícia Civil, por meio do NIRC, e ocorreu na sede do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares, no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona centro-sul.
Operação e cronograma
Conforme a secretaria, este é o quarto mutirão de entregas do programa. Até o momento, cerca de 3 mil unidades com donos identificados foram publicadas para restituição. O programa, lançado em setembro de 2024, já recuperou mais de 7,3 mil aparelhos desde sua implementação.
Somente nesta sexta-feira foram restituídos 134 aparelhos. As devoluções seguem nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 9h às 15h, na sede do NIRC.
Objetivo e funcionamento
De acordo com o coordenador do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, o projeto busca desestimular a compra de celulares de origem duvidosa ao notificar e convocar compradores de equipamentos furtados ou roubados. “A primeira mudança é, o cidadão que compra celular roubado sabe que não vale a pena, vai receber uma notificação, vai ter que comparecer aqui”, disse o delegado.
Além dos 586 novos aparelhos, o NIRC informou que tem mais de 800 celulares aptos para entrega em edital anterior. Os nomes dos proprietários estão disponíveis no site da SSP-AM.
Impacto nos indicadores de criminalidade
O titular da SSP-AM, Vinicius Almeida, afirmou que o RecuperaFone contribuiu para a queda nos casos de roubo de celulares no Amazonas. Segundo ele, entre janeiro e outubro de 2025 houve redução de 28% nos registros desse tipo de crime na comparação com o mesmo período de 2024.
“O programa é tão importante que só esse ano estamos com uma redução de 28% no roubo de celulares”, declarou Vinicius Almeida.
Depoimentos de beneficiários
Usuários que tiveram os aparelhos restituídos valorizaram o atendimento e reforçaram a importância de registrar boletim de ocorrência. Maria das Graças, uma das beneficiadas, afirmou que seu celular estava em boas condições e ressaltou que o boletim de ocorrência foi útil para a recuperação.
O pedreiro Constantino da Silveira Araújo relatou que recebeu a mensagem do programa com a localização do aparelho três dias após o contato e alertou a população para não comprar aparelhos de origem duvidosa. O autônomo Victor Eduardo Nascimento Machado elogiou o atendimento recebido e disse que o processo funcionou no seu caso.
Assuntos nesse artigo:
#recuperafone, #SSP-am, #nirc, #policiamilitar, #policiacivil, #governodoamazonas, #adrianopolis, #celetramazon, #roubodecelulares, #restitucao, #entregadecelulares, #586aparelhos, #7300aparelhos, #reducaoderoubos, #viniciusalmeida, #brunohitotuzi, #mariadasgracas, #constantinodasilveiraaraujo, #victoreduardonascimento, #boletimdeocorrencia
