Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: PL de Joana Darc pretende instituir campanha sobre doença genética rara que causa crises de inchaço no corpo
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

PL de Joana Darc pretende instituir campanha sobre doença genética rara que causa crises de inchaço no corpo

Redação
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 78/2024, de autoria da deputada Joana Darc (UB), que pretende instituir a campanha de conscientização e Informação sobre a Doença Angioedema Hereditário (AEH) no Estado. A doença genética é considerada rara e causa crises de inchaço em diferentes partes do corpo, incluindo pés e mãos, genitais, estômago, rosto e garganta.

A campanha busca informar sobre a doença, objetivando fortalecer e expandir o acesso às informações por toda a população, bem como a promoção da saúde na REDE pública do Amazonas, em conjunto com a capacitação de seus profissionais, para garantir que as pessoas diagnosticadas sejam acompanhadas por equipe médica especializada, além de receberem orientação psicológica.

“O inchaço nas vias aéreas PODE restringir a respiração e causar morte. O AEH tem origem em um problema genético que causa uma deficiência na produção de uma proteína do sangue chamada inibidor de C1. Uma das funções desta proteína é a inibição da produção de bradicinina. Essa deficiência provoca um desequilíbrio bioquímico que acarreta inchaço”, justifica um trecho da propositura.

A maioria dos casos de AEH são passados de forma hereditária – uma pessoa com AEH tem 50% de chance de passar o problema genético aos filhos. No entanto, 25% das pessoas com AEH não têm histórico familiar da doença e a condição tem origem em uma mutação no gene relacionado ao inibidor de C1.

Tipos de Angioedema Hereditário

De acordo com especialistas, o AEH existe em três tipos distintos e são classificadas como: Tipo 1, é a forma mais comum, onde as pessoas têm baixos níveis de inibidor de C1; Tipo 2, onde os níveis de inibidor de C1 estão normais, mas a proteína não funciona como deveria; Tipo 3, onde as pessoas têm níveis e função normais de inibidor de C1, mas apresentam inchaço semelhante aos Tipos I e II.

Segundo estudos, cientistas descobriram que defeitos em outros 3 genes – Fator XII, Angiopoietina-1 e Plasminogênio causam AEH. Importante destacar que, muitas vezes, os médicos têm dificuldade em identificá-la, o que PODE acarretar em graves consequências, em razão do diagnóstico tardio.

Sintomas

As crises de angioedema hereditário podem ser desencadeadas por pequenos traumas, estresse, infecções, mudanças bruscas de temperatura, estrógeno e até tratamentos dentários. O inchaço PODE ocorrer na região do trauma, mas também em outras partes do corpo. PODE até causar dores abdominais por inchaço das alças intestinais.

O PL de Joana Darc ainda destaca que mulheres com angioedema hereditário não podem fazer uso de anticoncepcional que contenha estrógeno, já que o hormônio PODE desencadear as crises. O estrógeno atua nos sistemas controlados pelo inibidor de C1, resultando em aumento de bradicinina.

A proposta pretende, ainda, desenvolver um programa de estímulo e financiamento de pesquisas na área do diagnóstico de angioedema hereditário, para expandir os estudos e pesquisas da etiologia da síndrome, buscando facilitar seu diagnóstico.

 

  

Leia também

Hemoam e UEA lançam edital para mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia

UEA e Motorola anunciam novo projeto na área de cibersegurança com IA

Com apoio do Governo do Amazonas, Tefé receberá Gincana de Robótica

Amazonas avança na pecuária sustentável com implantação de Unidades Demonstrativas de Pastejo Rotacionado

Baixo estoque de sangue: Hemoam funcionará normalmente no feriado e convoca doadores

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Justiça

Hemoam e UEA lançam edital para mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia

10 de setembro de 2025
Justiça

UEA e Motorola anunciam novo projeto na área de cibersegurança com IA

10 de setembro de 2025
Justiça

Com apoio do Governo do Amazonas, Tefé receberá Gincana de Robótica

9 de setembro de 2025
Justiça

Amazonas avança na pecuária sustentável com implantação de Unidades Demonstrativas de Pastejo Rotacionado

4 de setembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?