Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Pesquisadores da UEA desenvolvem protetor solar utilizando matéria-prima da Amazônia
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Pesquisadores da UEA desenvolvem protetor solar utilizando matéria-prima da Amazônia

Redação
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

O protetor solar utiliza matérias primas amazônicas em sua confecção, como óleo da castanha-do-brasil, o óleo essencial de pau-rosa e extratos do guaraná

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

O Grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia, da escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (GP-QAT/EST/UEA), desenvolveu um protetor solar que utiliza matérias-primas amazônicas em sua confecção, como óleo da castanha-do-brasil, o óleo essencial de pau-rosa e extratos do guaraná.

A fórmula do produto, que é totalmente vegana, se mostrou promissora, apresentando atividade fotoprotetora e antioxidante, auxiliando diretamente no combate ao envelhecimento da pele. A formulação foi pensada para que o produto não forneça nenhum risco ao organismo e consiste em uma emulsão fitocosmética, ou seja, cujos princípios ativos são óleos, extratos ou mesmo partes de vegetais.

O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), conta como coordenadora a professora e doutora Patrícia Melchionna Albuquerque, da UEA, que reforça as características do produto. “Estamos buscando o nanoencapsulamento dos ativos amazônicos para incorporar na formulação cosmética e, assim, deixar a emulsão fotoprotetora com uma propriedade chamada liberação controlada. Ou seja, quando o ativo está nanoencapsulado, vai sendo liberado aos poucos, o que resulta na duração prolongada desse efeito”, disse. Os pesquisadores pretendem firmar parcerias para iniciar a comercialização do produto.

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

O reitor da UEA, André Zogahib, reforça como a universidade disponibiliza aos seus pesquisadores recursos e laboratórios preparados para o avanço da ciência. “É fundamental que a instituição possua esses laboratórios de pesquisa e equipes constituídas por docentes e discentes extremamente qualificados, em especial na confecção desse produto, que preserva o meio ambiente e promove o bem-estar”, destacou.

Juliano Camurça, integrante da equipe, explica que a nanotecnologia aplicada ao protetor solar utiliza pequenas partículas contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos fotoprotetores e antioxidantes. “Meu projeto de mestrado visa, além da ideia de incorporar ativos vegetais como o extrato de guaraná, que é um ativo fotoprotetor, e o óleo essencial de pau-rosa, que atua como ativo conservante, de encapsular esses ativos em escala nanométrica para melhorar a formulação”, finalizou.

Grupo de Pesquisa – Química Aplicada à Tecnologia

O GP-QAT, da EST/UEA, iniciou suas atividades no ano de 2008, com o objetivo de desenvolver projetos estruturantes nas mais diversas áreas da ciência e tecnologia. O grupo, atualmente, evidencia a participação protagonista na comunidade científica local, construindo parcerias importantes com as principais instituições de ensino e pesquisa da região. Além disto, o grupo firmou parcerias relevantes fora do país, dando visibilidade internacional à UEA. O produto foi desenvolvido pela equipe composta por: Patrícia Melchionna, Juliano Camurça, Geverson Façanha, Dâmarys Farias, Sabrina Ferreira e Júlia Lobo.

O post Pesquisadores da UEA desenvolvem protetor solar utilizando matéria-prima da Amazônia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Comissão aprova manutenção de condições do crédito rural em caso de renegociação de dívida

Comissão aprova projeto que proíbe construção do Minha Casa, Minha Vida em áreas de risco climático

Comissão aprova indenização por tempo de serviço a servidores comissionados do Senado

Denúncia sobre uso indevido de imagens de crianças motiva 32 projetos na Câmara dos Deputados

Projeto cria fundo para facilitar acesso de pequeno agricultor a energia renovável

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Câmara

Comissão aprova manutenção de condições do crédito rural em caso de renegociação de dívida

15 de agosto de 2025
Câmara

Comissão aprova projeto que proíbe construção do Minha Casa, Minha Vida em áreas de risco climático

14 de agosto de 2025
Câmara

Comissão aprova indenização por tempo de serviço a servidores comissionados do Senado

13 de agosto de 2025
Câmara

Denúncia sobre uso indevido de imagens de crianças motiva 32 projetos na Câmara dos Deputados

12 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?