Da Redação – Dos maiores festivais folclóricos do mundo, o Festival de Parintins, no coração da Amazônia, terá arena ampliada. Em dois anos, o Bumbódromo, onde se apresentam Garantido e Caprichoso, terá a capacidade ampliada, de 16,5 mil para 27 mil lugares.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28/6) pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, em companhia do ministro do Turismo, Celso Sabino; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; autoridades locais, além dos presidentes dos bumbás Garantido e Caprichoso.
As audiências públicas sobre a obra devem começar logo após o festival deste ano, que se encerra neste domingo (30/6), e a licitação tem planejamento para ser lançada em janeiro de 2026. A obra, com dois anos de duração, não afetará os festivais seguintes.
O atual Bumbódromo foi inaugurado em 1988, pelo ex-governador Amazonino Mendes. À época, uma obra que revolucionou a apresentação do festival, ampliando a exposição da festa para o Brasil e o mundo. No período do festival, que ocorre sempre nos último fim de semana de junho, a cidade tem a população de 115 mil pessoas praticamente dobrada com os turistas.
Neste ano, o governo federal destinou R$ 12 milhões em patrocínio ao festival, que chega este ano a sua 57ª edição. São recursos via Ministério do Turismo, Correios e Petrobras.