O Ministério Público Eleitoral ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar denúncias de abuso de poder econômico e compra de votos em Japurá, pela coligação O progresso continua, do prefeito de Japurá e candidato à reeleição, Vanilso Monteiro da Silva, e a vice de chapa, Madalena da Silva Cardoso.
A ação alcança ainda Francisco Raimundo Sampaio Ribeiro, conhecido como Pastor Guilherme. Ele é integrante da mesma coligação e líder da Igreja Pentecostal Herdeiros da Graça de Deus em Japurá, município distante 743 quilômetros de Manaus em linha reta.
A suspeita é de que a coligação está oferecendo transporte para os eleitores votarem no candidato à reeleição, conforme descreve a promotora de Justiça Eleitoral Emiliana do Carmo Silva no documento que inaugura a investigação.
Transporte de eleitores
“A Promotoria de Justiça Eleitoral tomou conhecimento de que não há disponibilidade de passagens nas lanchas rápidas saindo de Japurá a partir do dia 4 de outubro até o dia 9 de outubro, uma vez que todas as embarcações disponíveis para o transporte possivelmente foram fretadas”.
A promotora Emiliana acrescenta: “ademais, no dia 1º de outubro de 2024, foi protocolado nesta Promotoria de Justiça um ofício informando que foram transportados dezenas de eleitores do município de Tefé para votarem no município de Japurá e que estes não possuem domicílio eleitoral de Japurá”.
Pastor Guilherme
Segundo a promotora, esses mesmos “eleitores estão alojados na Igreja Pentecostal Herdeiros da Graça de Deus, cujo responsável é o candidato Francisco Raimundo Sampaio Ribeiro, conhecido como Pastor Guilherme, da Coligação O progresso continua”.
A investigação do MP apura ainda a homologação de uma licitação pelo candidato à reeleição Vanilso da Silva, em 22 de maio deste ano, no valor de R$ 2,7 milhões, destinada à compra justamente de passagens fluviais. O transporte pelos rios é o principal meio de locomoção na região em que está situado Japurá.
Processo: AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL para download