Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei de isenção na transferência de imóvel rural do pequeno agricultor familiar a seus sucessores
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei de isenção na transferência de imóvel rural do pequeno agricultor familiar a seus sucessores

Redação
Compartilhar
Compartilhar

A sucessão familiar rural é um tema de extrema importância quando se trata da continuidade dos negócios no campo. Por essa razão, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa)  da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cristiano D’Angelo (MDB), apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 130/2024, que dispõe sobre a isenção na transferência de imóvel rural do pequeno agricultor familiar a seus sucessores na forma que especifica.

A sucessão familiar rural, segundo o parlamentar, é um processo pelo qual a gestão de uma propriedade rural é transferida da geração atual para a próxima, podendo envolver um membro sucessor da família ou vários sucessores. A sucessão agrícola, ainda de acordo com ele, é um processo construído socialmente que inclui a preparação do sucessor, além da fazenda, para atender às expectativas de uma empresa familiar.

“O objetivo do projeto é regularizar a transferência de imóveis de pequenos agricultores familiares para seus herdeiros no âmbito do Estado, de forma a facilitar o acesso à propriedade e assegurar a continuidade da atividade rural dos herdeiros na terra. Dessa forma, a transferência da documentação do imóvel permitirá que esses herdeiros conquistem acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar e ao financiamento de crédito rural”, afirma o deputado.

O projeto dispõe sobre a isenção na transferência, na hipótese de sucessão por falecimento, do imóvel rural do pequeno agricultor familiar, no âmbito do Estado, ficando isentas do pagamento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), inclusive o pagamento de emolumentos e a taxa de fiscalização judiciária das operações.

“Sabemos que os valores cobrados a título de imposto, o ITCMD, é devido à transmissão de um bem quando há morte de seu proprietário, bem como os valores cobrados pelos cartórios do Estado para o registro do imóvel são o grande empecilho para os pequenos agricultores que não dispõem de recursos suficientes para o pagamento destes valores, por isso a importância desse projeto”, defende o presidente da Comapa.

O projeto define que o pequeno agricultor herdeiro terá acesso ao registro do imóvel em seu nome, dispensados os pagamentos de imposto e taxas cartorárias relativas ao registro, para dar mais dignidade ao homem e à mulher do campo.

Transferência de imóvel rural do pequeno agricultor familiar

O PL declara que os beneficiários sucessores dos agricultores familiares serão aqueles que comprovarem sua qualidade de sucessor, que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, ainda estejam inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que o imóvel esteja cadastrado no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o devido certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CClR).

  

Leia também

Ipaam e Batalhão Ambiental apreendem caminhão com 12 st de madeira ilegal em Iranduba

Comissão aprova proibição da venda de narguilé para menores de 18 anos

Programa RespirAR se consolida como referência global em qualidade de vida e bem-estar

SES-AM abre Campanha Nacional de Doação de Leite Humano e homenageia doadoras

Secretaria de Estado de Educação participa do segundo encontro de 2025 da Renalfa

Redação 26 de março de 2024 26 de março de 2024
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Justiça

Ipaam e Batalhão Ambiental apreendem caminhão com 12 st de madeira ilegal em Iranduba

21 de maio de 2025
Câmara

Comissão aprova proibição da venda de narguilé para menores de 18 anos

21 de maio de 2025
Justiça

Programa RespirAR se consolida como referência global em qualidade de vida e bem-estar

21 de maio de 2025
Justiça

SES-AM abre Campanha Nacional de Doação de Leite Humano e homenageia doadoras

20 de maio de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?