Bazar do Prosamin+ em Manaus expôs produtos de artesanato a cosméticos para fortalecer a renda das beneficiárias.
O Bazar das Mulheres Empreendedoras do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) reuniu 35 expositoras nesta sexta-feira (14/11) em frente à sede da UGPE, na rua Jonathas Pedrosa, Centro, zona sul de Manaus. O evento foi realizado das 8h às 16h e contou com produtos que vão do artesanato aos cosméticos, com o objetivo de impulsionar a renda das beneficiárias do programa.
Promoção e objetivo do evento
O bazar foi promovido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), responsável pela gestão do Prosamin+. A ação integra a Política de Gênero do programa e busca gerar oportunidades de renda e fortalecer a economia criativa local.
capacitação e aplicação prática
Segundo o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, as beneficiárias participam de capacitações e treinamentos, e o bazar é a oportunidade para aplicar o que aprenderam e impulsionar seus negócios. “É uma oportunidade de divulgarem e venderem seus produtos, reforçando a renda familiar, especialmente daquelas que são chefes de família. É uma ação que oferece um complemento importante para o orçamento doméstico”, destacou.
Os preparativos para o evento incluíram cursos. Esta semana, as expositoras participaram do curso ‘Inovar para crescer: estratégias simples para seu negócio’, com carga horária de 10 horas e emissão de certificado.
Depoimentos das participantes
A artesã e empreendedora Sulimara Freitas, de 55 anos, que participa do bazar desde a primeira edição, afirmou que a iniciativa é importante para as beneficiárias. “Esse espaço realiza sonhos e dá voz a muitas mulheres que não tinham onde mostrar seu trabalho. Além de ser uma oportunidade de renda, proporciona o empoderamento e ajuda a melhorar a vida da nossa família”, disse.
A dona de casa Luzenira Ferreira, de 53 anos, declarou que sempre avisa as amigas quando há bazar, porque todas aproveitam os preços acessíveis. “Gosto muito do bazar. Sempre que tem, eu aproveito para fazer compras. Além disso, o evento também incentiva as mulheres, dando oportunidades de empreender. É bom para todas!”, declarou.
O evento durou das 8h às 16h e, conforme a organização, volta a servir como vitrine para que as participantes testem produtos, ampliem contatos e aumentem a renda familiar.
Assuntos nesse artigo:
#bazar, #bazardasmulheresempreendedoras, #mulheres, #empreendedoras, #prosamin, #UGPE, #sedurb, #marcelluscampelo, #Manaus, #centro, #zonasul, #ruajonathaspedrosa, #artesanato, #cosmeticos, #economiacriativa, #renda, #capacitacao, #curso, #sulimarafreitas, #luzeniraferreira
