Mutirão reúne órgãos estaduais neste sábado (22/11) para oferta de serviços gratuitos no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus.
O Governo Presente promoveu, neste sábado (22/11), das 8h às 14h, a 26ª edição do programa no CETI Dariana Zuleica Correa Lopes, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, levando emissão de documentos, atendimentos médicos, acesso a crédito, castração de animais, atividades de lazer e outros serviços à população local.
Organização e participação
A ação foi coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em conjunto com a Unidade de Gestão Integrada (UGI), Secretaria de Governo (SEGOV) e Casa Civil, com apoio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar. Mais de 30 órgãos estaduais participaram do evento.
Serviços de saúde
De acordo com a programação, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) ofereceu consultas com clínico geral, teleconsultas com ginecologista e ortopedista e exames na Carreta de saúde. Foram disponibilizados 60 exames de ultrassonografias e 50 mamografias, além de aferição de pressão arterial e testes de glicemia em livre demanda.
A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultado em 15 minutos, orientação sobre prevenção combinada e distribuição de preservativos (7,2 mil externos e 300 internos), 2 mil unidades de gel lubrificante, 120 autotestes para HIV e materiais educativos sobre PrEP e PEP, garantindo encaminhamento imediato em caso de diagnóstico positivo.
Proteção animal e castração
A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) atuou com o Castramóvel, realizando 150 castrações solidárias de cães e gatos e oferecendo 250 agendamentos, além de vacinação viral e antirrábica.
Alimentação e economia regional
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entregou 9 toneladas de peixes, benefício previsto para cerca de 15 mil pessoas em situação de vulnerabilidade da zona norte. A ADS também montou a Feira de Produtos Regionais com hortifrúti, hortaliças, laticínios e café regional.
Cidadania e documentos
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) ofereceu emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), com 250 senhas para emissão e 750 para agendamento. Para a solicitação, foram exigidos certidão de nascimento ou casamento, CPF e, no caso de divorciados, a averbação.
A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) prestou serviços de emissão de declarações de hipossuficiência, regularização de CPF e concessão de microcrédito pelo projeto Empreender no Envelhecer, além de apoio psicológico, social e jurídico pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM). Atividades de lazer e recreação para crianças foram promovidas pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca).
A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar atendeu inscrições para agendamento do Provão Eletrônico, orientou sobre os programas busca ativa e Pé de Meia e realizou serviços do SEDUC Atende, como atualização de cadastro de alunos.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ofereceu serviços de licenciamento, transferência de veículos, emissão do CRLV-e, parcelamento e renegociação de IPVA, marcação de prova teórica e prática, e inscrições em cursos da Eptran, com 25 vagas por curso.
empreendedorismo, crédito e habitação
A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) disponibilizou ações do Mais Crédito Amazonas e do Programa Limpa Crédito, com liquidações e renegociações. A Secretaria Estadual de assistência social (SEAS) contemplou empreendedoras pelo Programa Crédito Rosa, orientou sobre cursos do Projeto Padaria Artesanal e entregou 600 absorventes do programa Dignidade Menstrual ao CETI.
A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) realizou renegociações de dívidas habitacionais pelo Refis 2024, com descontos de até 100% sobre juros e multas, e auxiliou no pré-cadastro do programa Amazonas Meu Lar. A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) atendeu orientações e abertura de processos de regularização fundiária.
Bem-estar, lazer e formação
A Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel) ofertou 100 atendimentos ambulatoriais de fisioterapia e triagem para avaliação fisioterapêutica, incluindo aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria. A Sedel também promoveu inscrições para escolinhas do Programa Pelci, com 20 vagas, e apoiou atividades esportivas da Rua de lazer.
O Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou 600 atendimentos em serviços de esmaltação, corte de cabelo e massagem por alunos e instrutores. A Secretaria de Cultura e economia criativa (SEC) ofereceu atividades recreativas, Feira de economia criativa e o Programa Mania de Ler.
Outros serviços e órgãos presentes
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) prestou informações sobre prevenção e combate a incêndio, controle de pânico, atendimento pré-hospitalar e prática de descida na tirolesa. A Fundação Amazonprev realizou recadastramento de aposentados e pensionistas e atendimentos previdenciários. O Procon-AM orientou sobre relações consumeristas e abriu processos administrativos. A controladoria geral do Estado (CGE) divulgou mecanismos de auditoria e Ouvidoria. A Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp) auxiliou na Carteira Digital de trabalho e orientou sobre seguro-desemprego. A Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu água por meio de máquinas purificadoras.
Ações estendidas na semana
Conforme a programação, os atendimentos de saúde, castração solidária e emissão de documentos retornaram na segunda-feira (24/11) e seguem até sexta-feira (28/11) na escola. A SES-AM manteve a Carreta da saúde de segunda-feira (24/11) a sexta-feira (28/11), das 8h às 12h e das 13h às 17h, ofertando 60 ultrassonografias e 50 mamografias, além de aferição de pressão e glicemia.
A Sepet, por meio do Castramóvel, seguiu com agendamentos e castrações até sexta-feira (28/11). A SEJUSC continuou com a emissão de declarações de hipossuficiência para segunda via gratuita de certidões (RCN) e com o pronto atendimento Virtual da Receita Federal para regularização de CPF. A SSP-AM manteve serviço diário de emissão e agendamento da CIN, com 250 emissões e 250 agendamentos por dia.
Assuntos nesse artigo:
#governopresente, #Manaus, #ceti, #dariana, #lagoazul, #sedurb, #UGPE, #SEGOV, #casacivil, #SEDUC, #sesam, #fvsrcp, #sepet, #castramovel, #ads, #afeam, #SEJUSC, #sspam, #detranam, #cetam
