Governo do Amazonas inaugura 142 quilômetros reconstruídos da AM-010 entre o KM 110 e o KM 252, reduzindo tempo de viagem e fortalecendo produção rural e turismo.
O governador Wilson Lima inaugurou, neste sábado (15/11), a primeira etapa de reforma e modernização da rodovia AM-010, com a entrega de 142 quilômetros reconstruídos entre o KM 110 e o KM 252, ligando Rio Preto da Eva a Itacoatiara. A cerimônia ocorreu no KM 217 e reuniu prefeitos, deputados, vereadores, produtores rurais e moradores beneficiados pela obra.
Detalhes da inauguração e participação
Durante o evento, participaram os prefeitos de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Autazes, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucurituba; os deputados estaduais Cabo Maciel e Thiago Abrahim; e os vereadores Diego Afonso e Allan Campelo. Estiveram presentes representantes do setor primário, do setor de gás natural, lideranças comunitárias e moradores locais.
O governador afirmou: “Hoje é um dia histórico pra mim não apenas como governador, mas enquanto cidadão, de alguém que veio do interior da Amazônia e sabe o quanto isso representa pro povo que mora na região, para o desenvolvimento energético, econômico, para gerar renda, emprego, e sobretudo garantir um direito que é fundamental: o de ir e vir do cidadão. O direito de uma criança sair da comunidade e chegar em segurança na escola, de um paciente sair de Itacoatiara, sair de Silves, Itapiranga, Rio Preto e poder chegar em segurança em Manaus”.
Impacto na rotina e depoimentos
A aposentada Lindomar Macedo, 72 anos, moradora do ramal Azafran, disse que usa a AM-010 para consultas em Manaus e que o tempo de viagem caiu pela metade: “Antes eram cinco, seis horas para chegar. Agora são três horas e meia, com tranquilidade. A estrada está um tapete. A gente sofria muito com os buracos, mas agora viajar ficou maravilhoso”, afirmou.
A inauguração contou com shows regionais como Prince do Boi, Carlinhos do Boi, Jorge Japa e Guto Lima, além da atração nacional Ju Marques.
Serviços realizados e padrão do pavimento
Nos 142 quilômetros entregues foram executados terraplenagem, pavimentação completa, implantação de drenagem superficial e profunda, correção de erosões e alargamento da plataforma viária. A pista passou a ter 7 metros de rolamento e 1,5 metro de acostamento em cada lado. O pavimento segue padrão com duas camadas de asfalto: 4,5 centímetros na primeira capa e 3 centímetros na segunda, totalizando 7,5 centímetros de espessura.
A previsão é que a obra total seja finalizada até o primeiro semestre de 2026. Segundo o governo, o ritmo de execução permitiu modernizar a estrada em aproximadamente quatro anos, em contraste com obras anteriores como a AM-070, iniciada em 2013 e concluída em 2021.
escoamento da produção e economia regional
A AM-010 é apontada como o eixo central para o escoamento da produção agrícola, transporte de insumos e acesso a serviços públicos. A obra de modernização contempla ao todo 250,40 quilômetros, com investimento de R$ 515,7 milhões e geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo da execução.
Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara são apontadas como beneficiadas diretamente, enquanto Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba passam a sentir impactos de forma indireta. Ao todo, oito municípios são conectados ou influenciados pela rodovia, com impacto sobre mais de 2 milhões de amazonenses, segundo informações do governo.
O NOVO pavimento reduz pela metade o tempo médio de deslocamento entre Manaus e Itacoatiara, de aproximadamente seis horas para cerca de três horas e vinte minutos em condições regulares de trafegabilidade.
Setor energético e transporte de gás natural
A rodovia também tem papel estratégico para o setor energético. A AM-010 é rota para o transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL) produzido no Campo do Azulão, em Silves. Cerca de 60 carretas de gás circulam diariamente, vindas de Silves e Itapiranga, usando a estrada para distribuição do combustível que abastece usinas e empreendimentos energéticos.
Com a pavimentação reforçada e a nova terraplenagem, o transporte de cargas pesadas tende a ser mais econômico e seguro, reduzindo o desgaste das carretas, o consumo de combustível e o risco de acidentes envolvendo materiais inflamáveis.
produção rural e turismo
A AM-010 consolida-se como corredor de escoamento da produção rural de municípios como Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Urucurituba, beneficiando sobretudo a agricultura familiar. Aproximadamente 8 mil agricultores serão alcançados direta e indiretamente, com redução de tempo e custo no transporte de produtos como citros, mandioca, abacaxi, maracujá, banana, cacau, castanha, guaraná, açaí e na produção pecuária.
A melhoria das condições de tráfego tende a reduzir perdas, facilitar o transporte em períodos chuvosos e ampliar a competitividade dos produtos no mercado consumidor, especialmente em Manaus.
A modernização também deve impulsionar o turismo interno, favorecendo o fluxo de visitantes da capital para atrativos naturais e culturais de municípios como Rio Preto da Eva e Itacoatiara, que integram o Mapa do turismo Brasileiro.
Integração com outras obras de mobilidade
A entrega da primeira etapa da AM-010 integra um conjunto de obras de mobilidade do Governo do Amazonas, que inclui o Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, o Trevo Lydia da Eira Corrêa, o Trevo do Rapidão, a duplicação e pavimentação da AM-070, a AM-151 (Carlos Braga) e a AM-453 (Estrada da Bela Vista), além do anel viário de Humaitá e investimentos em aeroportos e terminais flutuantes.
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