O evento ocorreu em Manaus com participação presencial e transmissão on-line, reunindo profissionais, pesquisadores e estudantes por três dias.
O 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, promovido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), encerrou nesta sexta-feira (14/11) no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping, zona centro-sul, após três dias com mais de 700 inscritos e 190 palestras, segundo a organização. A programação reuniu profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes do Amazonas e de outros estados, com atividades presenciais e transmissão on-line.
Abertura e público participante
Durante o evento foram apresentadas 204 trabalhos em pôster e comunicação oral, com avaliação de uma banca formada por 78 avaliadores. Conforme a programação, as atividades possibilitaram interação entre quem assistiu presencialmente e quem acompanhou de forma remota.
Avaliação e premiação
No encerramento, pesquisadores com os melhores trabalhos científicos receberam prêmios em dinheiro, voucher para a próxima edição e menção honrosa, após avaliação da banca. Ficaram empatados em primeiro lugar Mirtes Emanuelle Cruz, com a pesquisa sobre a “Prevalência do Papilomavírus humano (HPV) em mulheres sem rastreio para o câncer cervical há mais de quatro anos”, e Felipe Diogo Pereira, com o estudo “Caracterização histopatológica dos tumores renais avaliados em hospital de referência em oncologia no Amazonas de 2013 a 2022”.
Segundo colocado, Thierri Sander Reis recebeu prêmio em dinheiro e menção honrosa pela pesquisa “Carga e determinantes do câncer cervical na região amazônica: prevalência de HPV, cobertura de rastreamento e barreiras – revisão integrativa”. Em terceiro lugar, Paulo Ricardo Nascimento foi premiado com a pesquisa “Impacto do biofeedback na recuperação da continência urinária após prostatectomia radical: revisão integrativa”.
Na modalidade pôster, os primeiros colocados receberam menção honrosa nas categorias estudo original ou revisão integrativa ou sistemática, estudo ou série de casos e relato de experiência; segundo e terceiro colocados também foram reconhecidos com menção honrosa.
Avaliação da organização
A diretora de ensino e Pesquisa da FCecon e presidente do congresso, Kátia Luz Torres, afirmou que a oitava edição conseguiu agregar pesquisadores de fora e a transmissão on-line dos que não puderam estar presencialmente, com interatividade com o público presente. Segundo Torres, o networking e a troca de conhecimento entre estudantes, profissionais de saúde e pesquisadores são positivos para a área da oncologia e para a produção de pesquisas relacionadas ao câncer.
Apoio institucional e patrocínio
O congresso contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de outras instituições patrocinadoras.
Próxima edição
A próxima edição do Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, a nona, está prevista para o ano de 2027.
Assuntos nesse artigo:
#congresso-pan-amazonico-de-oncologia, #fcecon, #Manaus, #centrodeconvencoes-Manaus-plaza-shopping, #amazonas, #pesquisadores, #estudantes, #profissionaisdesaude, #hpv, #cancercervical, #tumores-renais, #premiacao, #fapeam, #capes, #palestras, #trabalhoscientificos, #comunicacaooral, #networking, #pesquisa, #9o-pan-amazonico
