Unidade do HPS Platão Araújo atendeu maioria dos casos sem diagnóstico prévio ou por recaída e alerta para a adesão ao tratamento.
A unidade do SES-AM no Hospital e pronto-socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo registrou, em média, 12 casos de tuberculose por mês no último trimestre. Segundo a infectologista Michele Oliveira, a maior parte dos pacientes atendidos, entre agosto e outubro, desconhecia o diagnóstico, foi atendida na urgência com complicação ou havia iniciado e abandonado o tratamento.
Casos e perfil dos atendimentos
Conforme a médica infectologista e diretora clínica, muitos pacientes procuram a unidade apenas quando há complicações. Em razão de repetidas interrupções, há desenvolvimento de resistência ao tratamento convencional, exigindo alternativas terapêuticas mais complexas e com menor adesão.
A maioria dos atendimentos no HPS Platão Araújo refere-se a tuberculoses respiratórias, especialmente pulmonar e pleural. Michele Oliveira destaca também a relação frequente entre tuberculose e HIV, e orienta que, quando uma das doenças for identificada, é essencial rastrear a outra.
Sintomas, diagnóstico e recomendações
A médica alerta para sintomas como febre e tosse seca por mais de três semanas, perda de peso inexplicada ou contato próximo com alguém diagnosticado. Nesses casos, é fundamental procurar uma unidade básica de saúde (UBS) para realizar exames; o mais importante é o exame de escarro. Se confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado o mais breve possível para evitar complicações futuras.
Dados epidemiológicos no Amazonas
De acordo com o painel epidemiológico da Fundação de Vigilância em saúde Do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de janeiro a novembro deste ano foram diagnosticados 3.818 casos de tuberculose no Amazonas e registraram-se 213 óbitos. A informação reforça a necessidade de alertar a população e garantir tratamento adequado aos pacientes.
A médica conclui que a melhor forma de prevenção é garantir diagnóstico ágil na atenção básica e acompanhamento para assegurar a adesão completa ao tratamento, que é a maneira mais eficaz de evitar a disseminação da doença.
Assuntos nesse artigo:
#tuberculose, #sesam, #hpsdraristotelesplatao, #micheleoliveira, #abandono, #tratamento, #escarro, #fvsrcp, #amazonas, #casos, #obitos, #sintomas, #hiv, #pneumopatia, #pulmonar, #pleural, #ubs, #atencaobasica, #diagnostico, #resistencia
