Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Parlamentares e governo articulam apoio à bioeconomia com plantas medicinais
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Parlamentares e governo articulam apoio à bioeconomia com plantas medicinais

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

12/02/2025 – 18:30  

Mário Agra / Câmara dos Deputados

Fernando Mineiro, NOVO coordenador da frente parlamentar

Agricultores e parlamentares articulam mais apoio à bioeconomia com plantas medicinais. Representantes de dois ministérios e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da agricultura (Contag) se reuniram em seminário na Câmara dos Deputados organizado pela Frente Parlamentar de economia Popular e Solidária.
O país abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial, mas apenas 5% são explorados, segundo o coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (Ctis) da FIOCRUZ em Brasília, Wagner Martins. Ele afirmou que o programa da FIOCRUZ prevê a implantação de estações de processamento de plantas medicinais em assentamentos de agricultura familiar.
“É um dispositivo em que a comunidade de uma determinada região vai poder processar as plantas, tirar os extratos, os óleos, fazer a secagem e gerar insumos para serem usados tanto pelo SUS quanto pela iniciativa privada”, afirmou.
Essa estação PODE incentivar uma indústria local de produtos fitoterápicos a ser desenvolvida e também PODE ser base para a produção de cosméticos, segundo Martins. Mas ele enxerga dificuldade para implantar o programa em 13 estados, como previsto, pois o custo de cada estação estaria em torno de R$ 1 milhão.
Para viabilizar o programa, a FIOCRUZ articula ação com outros setores, como os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da saúde, além da Fundação Banco do Brasil e da própria Câmara dos Deputados. A coordenadora-geral de formação e fomento à assistência técnica e extensão rural do MDA, Regilane Fernandes, admite a limitação de recursos.
“Nós temos ainda recursos limitados para a agricultura familiar, então precisamos de uma força-tarefa aqui da Casa legislativa para assegurar, a cada ano, um orçamento compatível com a demanda e com a capacidade de organização produtiva da agricultura familiar”, disse.
Mulheres beneficiadasA secretária de políticas sociais da Contag, Edjane Rodrigues, ressalta que o programa de bioeconomia de plantas fitoterápicas na agricultura familiar é resultado do curso realizado em parceria com a FIOCRUZ entre 2023 e 2024 que capacitou inicialmente 45 agricultoras.
“No Grito da Terra nós conseguimos que o MDA assinasse o acordo de cooperação técnica com a FIOCRUZ, trazendo recurso para trabalhar os quintais produtivos. O MDS também entrou e está acrescentando mais mulheres a partir do CadÚnico, e a gente conseguiu também uma emenda parlamentar do deputado Airton Faleiro (PT-PA) para trabalhar a primeira unidade de processamento, na Amazônia, no estado do Pará”, explicou.
O programa prevê a implantação de 440 quintais produtivos agroecológicos com plantas medicinais apoiados com recursos já aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Também está prevista a implantação de 11 estações móveis de processamento para a secagem de folhas e produção de óleos essenciais em 40 quintais produtivos.
Frente parlamentarO deputado Fernando Mineiro (PT-RN) é o NOVO coordenador da frente parlamentar da bioeconomia, depois que Carlos Veras (PT-PE) assumiu a primeira secretaria da Câmara. Mineiro afirma que o desafio é quebrar as barreiras para o avanço do setor. Segundo ele, as plantas medicinais representam uma grande oportunidade para a agricultura familiar.
“Você tem no Brasil, hoje, comandados pelo MDA e pelo Ministério da saúde, uma série de empreendimentos para trabalhar na área da fitoterapia. Tá começando agora a ter uma política nacional nessa área. No geral são experiências de associações, de cooperativas, que tocam seu trabalho de forma muito firme, muito heroica. Agora, é preciso uma política nacional”, ressaltou.
No seminário, a Contag lançou a cartilha plantas medicinais e Fitoterápicos na agricultura familiar, que destaca a importância das plantas para a promoção da saúde das pessoas.
A Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia é composta por 207 deputados e três senadores.

Reportagem – Luiz Cláudio CanutoEdição – Ana Chalub

Leia também

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

Retrospectiva 2025: aprovado incentivo para obra de drenagem em município afetado por calamidade

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proibição de uso de animais em testes de cosméticos

Retrospectiva 2025: Lei de Incentivo ao Esporte tornou-se política permanente

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Câmara

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

22 de dezembro de 2025

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

22 de dezembro de 2025
Câmara

Retrospectiva 2025: aprovado incentivo para obra de drenagem em município afetado por calamidade

22 de dezembro de 2025
Câmara

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proibição de uso de animais em testes de cosméticos

22 de dezembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?