A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), sediou de 20 a 22 de junho o I Regional Norte de Badminton nas dependências da minivila olímpica do Coroado. A competição reuniu atletas das categorias sub-11 ao master de Amazonas, Rondônia e Roraima.
Cumprindo seu papel como Cidade Sul-Americana do Desporto, Manaus recebeu a primeira edição do Regional Norte, realizado em parceria com a Federação Amazonense de Badminton (FMBd) e a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, exaltou a cidade como sede de um grande evento novamente.
“A escolha de Manaus como Cidade Sul-Americana do Desporto e sede do Regional Norte de Badminton destaca nosso compromisso com o desenvolvimento esportivo e a promoção da inclusão através do esporte. Este evento não só coloca nossa cidade no mapa das grandes competições, mas também fortalece nossa identidade e cultura esportiva. Estamos orgulhosos de acolher atletas de toda a região e oferecer a eles uma infraestrutura de alta qualidade, reafirmando Manaus como um polo esportivo de excelência”.
Os atletas competiram nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19, Principal (adulto), Master 35+ em diante. As modalidades foram Simples Masculina (SM), Simples Feminina (SF), Duplas Masculina(DM),Feminina(DF)e Mista(DX).
O I Regional Norte de Badminton premiou os campeões com a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro Top16 nesta temporada. Como anfitriã, Manaus foi representada por atletas dos Núcleos Coroado, Santa Luzia e Eldorado, e teve um desempenho notável, conquistando 122 medalhas, sendo 50 de ouro, 40 de prata e 32 de bronze.
“Gostaria de agradecer a Deus, a todos os meus atletas de Badminton que se doaram ao máximo nos treinos e na competição. A diretora de desporto Cristina Maia e ao diretor-presidente Aurilex Moreira, só gratidão por sempre estarem dispostos a ajudar e a contribuir com o desenvolvimento do esporte”, comentou Vicente Florêncio da Siva Júnior, presidente da FMBd.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/FME