No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5/6), o deputado estadual João Luiz (Republicanos), que preside a Frente Parlamentar de Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), destaca os trabalhos em prol da sustentabilidade ao longo dos mandatos no Poder Legislativo.
“Temos trabalhado na Assembleia Legislativa pela preservação da nossa floresta. Desenvolvendo políticas públicas para o meio ambiente em conjunto com o governador Wilson Lima, principalmente, por meio de emendas parlamentares e indicativos”, disse o deputado João Luiz.
O parlamentar ressaltou que destinou R$ 50 mil, em emenda parlamentar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Preto da Eva, que recebeu recursos para aquisição de drone, aparelhos de Global Positioning System (GPS) e equipamentos de informática para auxiliar nas ações de monitoramento ambiental do município.
Em 2023, João Luiz trabalhou em conjunto com o Governo do Amazonas e a Defesa Civil para amenizar os impactos da estiagem no Estado.
“Estivemos ‘in loco’ no Alto Solimões, no momento mais crítico da seca para levar ajuda humanitária”, explicou.
O republicano pontua que indicou à Prefeitura de Manaus, por meio do Requerimento nº 28/2024, a implantação de Ecobarreiras nos igarapés urbanos de Manaus, uma medida urgente para a preservação ambiental e bem-estar comunitário, que já foram instaladas no bairro Coroado, na zona Leste, e Alvorada, zona Centro-Oeste.
João Luiz instalou a Frente Parlamentar de Cidades Inteligentes e Sustentáveis na Aleam, visitou empresa em São José dos Campos (SP) para monitoramento de eventos climáticos e planeja realizar a Conferência de Sustentabilidade em 2025.
Café clonal
Em 2022, o deputado João Luiz, por meio do Requerimento nº 3.049/2022, indicou ao Governo do Amazonas anteprojeto sobre o café clonal, onde trata-se de uma técnica, que consiste na reprodução da planta de café conservando todas as características produtivas, como resistência ou tolerância ao ataque de pragas e doenças, o que facilita a formação de lavouras homogêneas de alta produtividade.