O objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar renda e novas oportunidades profissionais

FOTO: Paula Pessoa/UGPE
Beneficiárias do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) participaram, nesta quinta-feira (11/12), do último dia de aula do curso “Empreender Mulher”, promovido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com o Instituto Consulado da Mulher.
A capacitação, que durou 10 meses, teve como finalidade incentivar o empreendedorismo, gerar renda e novas oportunidades no mercado de trabalho.
A aula final foi realizada no auditório da UGPE, no Centro, reunindo cerca de 30 alunas. Durante o encontro, elas apresentaram o Plano de sustentabilidade, com as prospecções de vendas e estratégias preparadas para impulsionar seus produtos. Ao longo do curso, foram abordados temas como empreendedorismo, autodesenvolvimento e uso de ferramentas para administrar os negócios.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE
A subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, que representou o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou a importância da parceria para a capacitação, o desenvolvimento profissional e o fortalecimento da autonomia das mulheres.
“A conclusão deste ciclo de capacitação representa um passo importante para a sustentabilidade das intervenções do Prosamin+. Sabemos que a política habitacional precisa estar alinhada à geração de trabalho e renda. Muitas mulheres, por conta de sua rotina, não conseguem ingressar no mercado formal, mas elas empreendem, produzem, vendem e buscam alternativas para garantir sua renda”, afirmou.
Quem aproveitou a oportunidade para se capacitar ainda mais foi a empreendedora Creuza Miranda, de 70 anos, que atua na confecção de artesanato. “Aprendi muito neste curso. Estou conseguindo me desenvolver, vendendo meus produtos e levando meu trabalho para as feiras. Consegui agregar coisas maravilhosas por meio das aulas”, disse.
A Especialista de programas sociais do Consulado da Mulher, Bianca Alencar, destacou que a parceria com a UGPE amplia a REDE de atuação do instituto, permitindo alcançar localidades onde o Estado já atua. “Essas mulheres estiveram conosco desde fevereiro, aprendendo sobre empreendedorismo. Primeiro, trabalhamos o autodesenvolvimento e, em seguida, o uso de ferramentas essenciais para administrar seus empreendimentos”, explicou.


FOTO: Paula Pessoa/UGPE
Sobre o Consulado da Mulher
O Consulado da Mulher é uma organização não governamental que atua há 22 anos, proporcionando o desenvolvimento da economia, a autonomia financeira e a inclusão produtiva, por meio de capacitações voltadas ao desenvolvimento pessoal e gestão de negócios.
O programa de capacitação no Prosamin+ é oferecido de acordo com as demandas das comunidades das áreas em que o programa atua. O programa já disponibilizou treinamentos para atendente de farmácia, assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, manutenção de condicionadores de ar, informática básica, barbeiro, tranças e penteados, maquiagem, extensão de cílios e instalações elétricas.
O post UGPE e Consulado da Mulher qualificam beneficiárias do Prosamin+ para o mercado de trabalho apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
