O objetivo do encontro foi mostrar projeto, ações que serão realizadas e alinhar a gestão participativa


A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) apresentou, nesta sexta-feira (23/05), o Trabalho Técnico Social (TTS) para os beneficiários do Complexo Habitacional Cachoeira Grande, que será construído no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus. Também foi feito o alinhamento acerca da gestão participativa das famílias no projeto.
De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a equipe do TTS vai atuar na identificação do perfil socioeconômico das famílias que serão contempladas e no acompanhamento do processo de reassentamento. “Fizemos uma revisão do projeto original para garantir que o habitacional siga os mesmos procedimentos e qualidade dos residenciais entregues atualmente pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+)”, ressaltou.
O novo habitacional, que será construído pela UGPE, contará com 520 unidades divididas entre duas áreas: 260 apartamentos serão construídos na área de comunidade Kako Caminha, e outros 260 na região da antiga comunidade Arthur Bernardes, atingida por um incêndio de grandes proporções em 2012.
O presidente da comunidade Cachoeira Grande, Carlos Lacerda, que esteve presente na reunião, agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa e celeridade nos processos. “Esse sonho começa a se tornar realidade, e estou muito feliz. Agradeço às equipes do Governo do Estado e, em especial, ao secretário da Sedurb. Estamos caminhando juntos para que essa moradia seja concluída o mais rápido possível para a população da nossa comunidade”, afirmou.
A subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, que recepcionou as famílias e deu orientações sobre o início das atividades, ressaltou a importância da aproximação com a comunidade. “A ação de hoje faz parte do processo de informação e preparação das famílias para a execução da obra. Nossas equipes técnicas de trabalho social atuarão durante toda a intervenção, antes, durante e depois das obras”, explicou.
Viviane acrescentou ainda que, a partir de agora, terá início a formação do Grupo de Apoio Local (GAL), para fortalecer as lideranças comunitárias e dar início às ações de capacitação. O GAL é formado por membros escolhidos pela própria comunidade, para serem os porta-vozes junto ao programa.
Programação
Na quinta-feira (22/05), a UGPE fez uma reunião com as lideranças do Cachoeira Grande para tratar sobre a gestão participativa e alinhar as diretrizes do TTS que será desenvolvido com os futuros moradores.
A equipe que atuará no Trabalho Técnico Social também participou, na quarta-feira (21/05), de uma oficina sobre o Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS), utilizado nas obras da UGPE. O SGAS é um conjunto de políticas, procedimentos e práticas que visam reduzir os impactos ambientais das atividades realizadas, garantir a segurança do trabalhador e os cuidados a serem adotados no reassentamento das famílias.
No último dia 9 de maio, o Governo do Amazonas anunciou o lançamento do edital de licitação para selecionar as empresas que irão executar as obras do novo conjunto habitacional. As inscrições ocorrerão até 16 de junho, e a previsão é que a ordem de serviço para o início das obras seja emitida em julho deste ano.
Sobre o habitacional
Cada unidade habitacional terá 45 metros quadrados e contará com sala de estar e jantar integradas, dois quartos, varanda, cozinha, área de serviço e banheiro. O investimento total na obra está estimado em cerca de R$ 70 milhões.
As comunidades beneficiadas estão situadas na área de requalificação urbanística do Igarapé da Cachoeira Grande.
O post UGPE apresenta Trabalho Técnico Social (TTS) às famílias do futuro Complexo Habitacional Cachoeira Grande apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.