Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Tríplice Fronteira: Saúde estadual integra estratégias para migrantes, em Tabatinga
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Tríplice Fronteira: Saúde estadual integra estratégias para migrantes, em Tabatinga

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Evento reúne gestores e profissionais do SUS para fortalecer a capacidade de atendimento diante de fluxos migratórios

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participam do Simpósio de saúde e Migração nas Fronteiras – Etapa Tabatinga e Benjamin Constant. O evento reúne representantes estratégicos do Sistema Único de saúde (SUS), com o objetivo de fortalecer as capacidades locais frente aos desafios impostos pela migração, pelas mudanças climáticas e pelas condições singulares da Amazônia fronteiriça.

Promovido pela Organização Pan-Americana da saúde (OPAS), em parceria com o Ministério da saúde e instituições federais, estaduais e municipais, o evento, que começou na quarta-feira (29/10), se estende até esta sexta-feira (31/10), no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

A secretária executiva adjunta do Interior da SES-AM, Rita Almeida, que representou a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, ressaltou o papel estratégico da cooperação entre os entes federativos. “As regiões de fronteira exigem respostas oportunas, com planejamento e UNIÃO de esforços. O trabalho conjunto entre Estado, municípios e parceiros internacionais é essencial para garantir um SUS fortalecido e capaz de acolher todos os que vivem ou transitam por essas áreas”, afirmou.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa reforça a importância da integração institucional. “Participar do simpósio é reafirmar o compromisso do Amazonas com estratégias contínuas e integradas voltadas para a saúde das populações em regiões de fronteira, promovendo o diálogo entre instituições e comunidades”, destacou.

Integração e resposta rápida

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP

De acordo com o consultor nacional da OPAS/OMS no Brasil, Marcus Vinícius Quito, o encontro propõe debater a dinâmica da saúde em contextos de fronteira, considerando os impactos das mudanças climáticas, da migração populacional e das especificidades culturais e sociais da Amazônia. “A iniciativa busca fortalecer uma visão pan-americana de saúde, promovendo o intercâmbio entre gestores e profissionais e a construção de estratégias conjuntas para enfrentar os desafios de fazer saúde em territórios amazônicos e fronteiriços”, observou.

O representante da Assessoria de Migração da Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (SVSA/MS), João Roberto Cavalcante Sampaio, destacou a relevância de ações voltadas às populações migrantes e refugiadas. “Nosso objetivo é levar as vivências locais para subsidiar as políticas do Ministério da saúde, especialmente no cuidado às populações em situação de vulnerabilidade nas fronteiras”, afirmou.

O secretário municipal de saúde de Tabatinga, Janderson Felix, reforçou o papel das parcerias na superação dos desafios regionais. “Tabatinga é uma cidade de encontro de povos e, por ser uma fronteira aberta, estamos expostos a diversas doenças. Isso torna nosso trabalho desafiador, mas, com o apoio dos parceiros, conseguimos fortalecer a atenção básica e a vigilância em saúde. Sozinhos, não conseguimos fazer nada”, destacou.

A coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Solimões, Maria Geralda Ozório, chamou atenção para os impactos das mudanças climáticas na saúde indígena. “O tema é urgente, pois, durante a última estiagem no Amazonas, muitas comunidades indígenas ficaram isoladas, enfrentando escassez de água e alimentos, em uma situação crítica de vulnerabilidade”, ressaltou.

A região da tríplice fronteira Brasil–Colômbia–Peru enfrenta desafios significativos, como intensos fluxos migratórios, condições ambientais extremas e limitações estruturais. A programação do simpósio inclui simulado de fronteira, seminário sobre saúde na tríplice fronteira e oficina de participação social, promovendo a integração efetiva entre gestores, profissionais de saúde, autoridades e lideranças comunitárias.

O post Tríplice Fronteira: saúde estadual integra estratégias para migrantes, em Tabatinga apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Workshop de Mobilização marca início da construção participativa do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

Mais de 330 alunos da EE Presidente Castelo Branco participam da 1ª edição do ‘Caminhos da Universidade’ 

Ceci e Mais Vida realizam Olímpiada Esportiva com envelhecentes e idosos

Governo do Amazonas lança 35º Anuário Estatístico em formato digital interativo

PC-AM desarticula centro de guarda e distribuição de drogas na zona norte e causa prejuízo de R$ 10,4 milhões ao narcotráfico

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Workshop de Mobilização marca início da construção participativa do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

30 de outubro de 2025
Justiça

Mais de 330 alunos da EE Presidente Castelo Branco participam da 1ª edição do ‘Caminhos da Universidade’ 

30 de outubro de 2025
Justiça

Ceci e Mais Vida realizam Olímpiada Esportiva com envelhecentes e idosos

30 de outubro de 2025
Justiça

Governo do Amazonas lança 35º Anuário Estatístico em formato digital interativo

30 de outubro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?