O primeiro dia do #SouManaus Passo a Paço 2025, realizado nesta sexta-feira, 6/9, contou com uma operação especial de transporte coletivo organizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU). A estratégia garantiu mais conforto e rapidez para quem escolheu o ônibus como principal meio de transporte até o centro histórico.
Nos três dias de festival, 81 linhas de ônibus estarão em circulação, com 324 veículos disponíveis para atender a população. Além disso, outros 25 coletivos ficam posicionados em pontos estratégicos do Centro, prontos para reforçar o serviço em caso de demanda acima do normal. Para o retorno, após a meia-noite, 23 linhas terão viagens extras, alcançando inclusive os bairros mais afastados da capital.
Um dos diferenciais deste ano é a utilização do corredor exclusivo para ônibus da avenida Epaminondas, que facilita o deslocamento até a Matriz, próximo aos palcos principais.
A vice-presidente de Transporte do IMMU, Viviane Cabral, destacou a importância da medida para a mobilidade durante o evento.
“Estamos preparados para oferecer um transporte eficiente e seguro, com linhas reforçadas e viagens extras, garantindo que todos possam chegar e voltar para casa com tranquilidade. O corredor exclusivo da Epaminondas é um diferencial, pois dá mais agilidade aos ônibus que chegam até a Matriz”, afirmou.
Para o público, a experiência também tem sido positiva. A estudante Emily Silva, 23 anos, moradora da zona Centro-Sul, aprovou a organização.
“Achei muito fácil chegar até aqui hoje. Peguei o ônibus no bairro e, quando entrou na Epaminondas, veio rapidinho, sem pegar engarrafamento. Com certeza vou usar o transporte coletivo todos os dias do festival”, contou.
Com a operação, o IMMU reforça que o transporte coletivo é a forma mais prática, acessível e eficiente de chegar ao #SouManaus Passo a Paço 2025.
— — —
Texto – Naira Nascimento/IMMU
Fotos – Karol Silva / IMMU