Espaço atenderá empreendedores e artesãos que buscam apoio técnico, formalização e capacitação

Foto: Jamille Silva/Setemp
Fortalecer quem empreende começa garantindo informação, orientação e acesso a serviços. Com esse objetivo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), vinculada à Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), avança no alinhamento com o Sebrae Amazonas para a implantação da Sala do Empreendedor.
O espaço funcionará na sede da Setemp, localizada na avenida Djalma Batista, nº 1018, e atenderá empreendedores dos diversos segmentos. A inauguração da Sala do Empreendedor está prevista para março deste ano.
A iniciativa é resultado da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, firmada no dia 13 de outubro de 2025, e marca a implantação da primeira Sala do Empreendedor em parceria direta com o Governo do Estado. A ação integra a estratégia de fortalecimento das políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e amplia a REDE de atendimento aos micros e pequenos empreendedores.
Nesta terça-feira (27/01), foi realizada uma reunião de alinhamento técnico, com a participação das equipes do Sebrae-AM, incluindo a Unidade de empreendedorismo no Interior (UEI) e a Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR), além do Departamento de artesanato e economia solidária (DAES) e do Núcleo de empreendedorismo da Setemp.
O encontro teve como objetivo alinhar fluxos, definir estratégias e preparar a atuação do NOVO espaço, que deverá operar de forma estruturada para atender quem busca apoio técnico para o empreendedorismo.
Para a chefe do DAES da Setemp, Claudia Monteiro, a parceria amplia o alcance das ações voltadas ao empreendedorismo na capital.
“A Setemp amplia a parceria com o Sebrae Amazonas de forma estratégica para a implantação da Sala do Empreendedor na nossa estrutura e assim fortalecer o atendimento a quem busca apoio para empreender. Temos o artesanato e outros segmentos que precisam desse suporte, e essa parceria vem somar às nossas prioridades”, destacou.
Segundo a coordenadora das Salas do Empreendedor de Manaus pelo Sebrae-AM, Márcia de Souza Lima, a nova unidade reforça a aproximação com o público atendido.
“Essa parceria é muito importante porque nos aproxima ainda mais dos microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e artesãos devidamente registrados. Estar nesse local, na Djalma Batista, fortalece o atendimento a quem empreende”, afirmou.
A iniciativa se soma a outras parcerias já consolidadas pelo Sebrae-AM. Em Manaus, a primeira Sala do Empreendedor é gerida pela Frente Parlamentar de empreendedorismo, em parceria com a Assembleia Legislativa do Amazonas.
Parceria com o Programa do artesanato Amazonense
A Setemp já mantém parceria com o Sebrae Amazonas para a emissão da Carteira Nacional do artesão nos municípios, iniciativa que contribui para a formalização da atividade e amplia o acesso dos artesãos a políticas públicas e oportunidades de fomento. Somente em 2025, a Setemp emitiu 1.126 Carteiras Nacionais do artesão, além de ofertar capacitações e apoiar a participação dos artesãos em feiras e eventos estratégicos voltados à promoção e valorização do artesanato.
O post Setemp articula parceria com o Sebrae para implantação da Sala do Empreendedor apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
