Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Sepror reúne instituições para debater estratégias de enfrentamento à mosca-da-carambola
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Sepror reúne instituições para debater estratégias de enfrentamento à mosca-da-carambola

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

Reunião realizada nesta sexta-feira (26/12) define próximos passos no combate à praga

Foto: Isaac Maia/Divulgação SEPROR

Diante do risco fitossanitário e dos prejuízos econômicos provocados pela mosca-da-carambola, representantes de órgãos estaduais, federais, municipais e entidades do setor produtivo se reuniram, nesta sexta-feira (26/12), para debater e alinhar estratégias de enfrentamento à praga, em encontro realizado na sede da Secretaria de Estado da produção rural (SEPROR), em Manaus.

A reunião contou com a participação de representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), da Federação da agricultura e pecuária do Amazonas (Faea), do Ministério da agricultura e pecuária (Mapa), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e da Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

O Ministério da agricultura decretou estado de quarentena nos municípios de Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva, após a detecção da praga, considerada uma séria ameaça à fruticultura e à segurança fitossanitária, com potencial de gerar restrições ao agronegócio brasileiro.

Além da quarentena, o Mapa instituiu uma zona tampão em municípios vizinhos, com o objetivo de conter o avanço da praga e evitar sua disseminação para outras regiões do estado.

Segundo o secretário da Sepro Daniel Borges, o encontro teve como foco o alinhamento das estratégias de combate e prevenção.

Fotos: Isaac Maia/Divulgação SEPROR

“Vamos criar um comitê estadual, com a participação dos municípios afetados e em alerta, sob coordenação do Governo do Estado, por meio da SEPROR. A proposta é desenvolver um trabalho transversal, levando informações às comunidades, com técnicos do Idam orientando os produtores, fiscalização rigorosa da Adaf e a implantação de barreiras de proteção para impedir que a praga chegue a outros municípios”, afirmou.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destacou os trabalhos de educação sanitária que já estão em execução no porto e no aeroporto de Manaus. “Em breve, estaremos também no porto da Ceasa”, disse.

O trabalho integrado entre as instituições foi apontado como essencial para o enfrentamento da praga. Para Muni Lourenço da Faea, o esforço conjunto é determinante para a erradicação do inseto.

“Esse trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipal visa à erradicação da mosca-da-carambola, que voltou a afetar a produção rural no Amazonas”, destacou.

A diretora técnica do Idam, Nadiele Pacheco, ressaltou o papel da assistência técnica e da presença institucional em todos os municípios do estado.

Fotos: Isaac Maia/Divulgação SEPROR

“Viemos alinhar as estratégias para enfrentar a mosca-da-carambola, já que estamos presentes em todos os municípios do Amazonas. Vamos atuar tanto na fiscalização quanto em uma campanha informativa e educativa sobre a praga”, explicou.

Já o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Anderson José de Souza, alertou para os riscos da disseminação do inseto. “Nosso esforço conjunto vai evitar que a mosca-da-carambola, já identificada em Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Manaus, chegue a outros municípios. Isso representaria um risco tanto para os produtores quanto para os consumidores”, afirmou.

A superintendente do Ministério da agricultura no Amazonas, Dionísia Campos, reforçou que o enfrentamento exige UNIÃO entre os setores público e privado.

“Estamos focados nesse trabalho conjunto, que inclui a iniciativa privada, para controlar e buscar a erradicação dessa praga que prejudica a população de forma geral”, declarou.

Detecção e riscos da praga

De acordo com o Ministério da agricultura e pecuária, a detecção de espécimes suspeitos da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) ocorreu durante monitoramento de rotina realizado pela equipe da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), no dia 2 de dezembro, em uma armadilha instalada na área metropolitana de Rio Preto da Eva. A amostra foi encaminhada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia (LFDA-GO), para análise.

Mesmo antes da confirmação laboratorial, o Mapa adotou imediatamente as medidas fitossanitárias previstas na portaria SDA nº 776/2025 e no respectivo manual de procedimentos.

Sobre a Praga

A mosca-da-carambola é uma praga quarentenária presente no Brasil, cuja ocorrência estava restrita aos estados de Roraima e Amapá, além de um município do Pará, na divisa com o Amapá. O inseto ataca principalmente a carambola, mas também culturas como manga, goiaba, acerola, tomate, mamão, pimenta, jambo, caju e laranja.

Introduzida no país em 1996, a praga é considerada de alto risco por causar prejuízos econômicos significativos, elevar os custos de produção e impor barreiras sanitárias às exportações de frutas. Atualmente, o Programa Nacional de Vigilância da mosca-da-carambola mantém cerca de 11 mil armadilhas distribuídas pelo território brasileiro.

Com a atuação integrada do Sistema SEPROR, do Mapa, dos municípios e das entidades representativas do setor produtivo, o Governo do Amazonas busca conter o avanço da praga, proteger a produção agrícola e garantir a segurança alimentar da população.

O post SEPROR reúne instituições para debater estratégias de enfrentamento à mosca-da-carambola apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

HPS Platão Araújo alerta para os casos de desidratação, após excesso no consumo de bebidas nas festas de fim ano

Instituto da Mulher Dona Lindu registra 50 mil atendimentos em 2025

SES-AM registra 4,5 mil atendimentos de urgência e emergência durante o feriado de Natal

Concerto no Teatro Amazonas encerra a programação do FAMA 2025

Prosai Parintins: UGPE obtém outorga para operação sustentável de poços perfurados por meio do programa

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

HPS Platão Araújo alerta para os casos de desidratação, após excesso no consumo de bebidas nas festas de fim ano

26 de dezembro de 2025
Justiça

Instituto da Mulher Dona Lindu registra 50 mil atendimentos em 2025

26 de dezembro de 2025
Justiça

SES-AM registra 4,5 mil atendimentos de urgência e emergência durante o feriado de Natal

26 de dezembro de 2025
Justiça

Concerto no Teatro Amazonas encerra a programação do FAMA 2025

26 de dezembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?