A mostra aborda mulheres fortalecidas pelo serviço oferecido pelo estado e segue até segunda-feira (31/03), no piso L2 do shopping

Foto: Ygson França/Sejusc
Finalizando o mês de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta sexta-feira (28/03), uma exposição fotográfica em homenagem às mulheres idosas que puderam contar com os serviços psicossociais e de proteção oferecidos pelo estado. Assinam o trabalho na exposição os fotógrafos da Sejusc, Lincoln Ferreira e Ygson França.
Como meio de destacar a pluralidade e ressaltar a autoestima das modelos, a exposição ‘Nós, Mulheres Idosas’ exemplifica mulheres que buscaram apoio no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) e hoje se veem mais fortes, protegidas e empoderadas, sendo um incentivo para outras mulheres na busca pelos seus direitos.
De acordo com a coordenadora do Cipdi, Márcia Magalhães, a exposição surgiu como meio de ressaltar essa diversidade de mulheres e a valorização da pessoa idosa, resgatando sua autoestima e o direito de envelhecer de forma saudável.


Foto: Ygson França/Sejusc
“Nós estamos trazendo isso para tentar resgatar, de alguma forma, a autoestima dessas mulheres, trazer essa questão do direito ao envelhecimento. Ttrazemos muito essa questão de valorizar os direitos da mulher, que ela também tem o direito de ter cabelo branco, de envelhecer na sua pele e ser respeitada por isso”, explicou.
Para Maria Rosélia – que buscou o Cipdi para acompanhamento e orientação devido conflitos familiares com seus filhos – posar como modelo aos 68 anos é uma forma de coragem e de exemplo para outras mulheres. “Eu sou grata a Deus e a todos, pois eu tenho essas pessoas que me ajudaram. Agora estou me sentindo muito bem, eu saí de um buraco, sabe? Antes, eu não compartilhava [minha história] com outras pessoas da minha idade, mas agora estou na exposição do shopping”, avaliou.
A exposição segue até segunda-feira (31/03), no piso L2, do Amazonas Shopping, na zona centro-sul da capital.


Foto: Ygson França/Sejusc
Cipdi
O Centro, coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc, disponibiliza atendimentos psicossociais, recebe denúncias, executa encaminhamentos para a rede de proteção, realiza visitas domiciliares e mediações de conflitos, além de proporcionar mecanismos de prevenção a violações de direitos.
Ao todo, são três unidades na capital:
CIPDI Zona Sul
Endereço: Rua do Comércio, nº 270, Parque Dez, anexo à Delegacia Especializada em Crime Contra Idoso (DECCI)
CIPDI Zona Norte
Endereço: PAC Shopping Via Norte – Avenida Grande Circular, 288 – Tancredo Neves, Monte das Oliveiras
CIPDI Zona Leste
Endereço: PAC Shopping São José- Av. Cosme Ferreira, 4.605 – São José Operário
O post Sejusc abre exposição em homenagem à mulher idosa no Amazonas Shopping apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.