Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: ‘Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano’ é tema central de conferência em Manaus
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

‘Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano’ é tema central de conferência em Manaus

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Com o objetivo de ampliar a participação popular para efetivação de políticas públicas em defesa da saúde dos trabalhadores, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) está preparando a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (3ª CMSTT). O evento, marcado para o período de 8 a 10/4, na Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul, está sendo organizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e vai reunir gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do CMS/Manaus, Elson Melo, informa que a conferência terá a participação 350 pessoas, com as vagas tendo sido distribuídas entre 50% representantes de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde, conforme o regimento e regulamento da 3ª CMSTT, publicados no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 25 de março deste ano.

“Do total de participantes, de acordo com o regulamento da conferência, 256 vagas foram direcionadas para pessoas que vão atuar como delegados, com direito a voz e voto, com inscrição prévia, além de 28 convidados e 66 colaboradores”, esclarece Elson Melo.

As vagas para delegados foram distribuídas entre os Distritos de Saúde (Disa) Norte, Sul, Leste e Oeste, com cada um tendo direito a 44 vagas, o Disa Rural com 30 vagas, 18 vagas para gestores e trabalhadores da sede da Semsa e 32 vagas para conselheiros municipais de saúde.

De acordo com Elson Melo, houve um processo para que os interessados em participar do evento fizessem a inscrição, entre usuários, gestores e trabalhadores. “O evento deve reunir representantes de sindicatos e também foram convidados representantes de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Estadual de Saúde. O objetivo é fortalecer o controle social na discussão de políticas públicas de saúde do trabalhador e da trabalhadora, envolvendo representantes de toda a sociedade para discutir temas como a precarização do trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores”, afirmou.

Programação

Conforme indicação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o tema da 3ª CMSTT é: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, que convoca a população brasileira a buscar estratégias para alcançar melhores condições de trabalho.

A programação da conferência será conduzida a partir de três eixos de trabalho: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

Elson Melo explica que os integrantes da conferência vão participar de palestras abordando o tema principal e os eixos temáticos, sendo conduzidos depois para a formação de grupos de trabalho, quando irão elaborar diretrizes e propostas para a saúde do trabalhador e da trabalhadora.

“Os grupos de trabalho terão discussões de acordo com eixos temáticos e vão elaborar diretrizes, que indicarão os rumos para a elaboração de propostas. O relatório final da 3ª CMSTT, com as diretrizes e propostas elaboradas e aprovadas em plenária, será encaminhado para discussão na etapa estadual da conferência, que vai ocorrer nos dias 29 e 30 de abril. Todo o trabalho de discussão coletiva, em nível municipal, estadual e nacional, vai embasar a construção de políticas públicas em saúde dos trabalhadores brasileiros”, destacou Melo.

De acordo com o cronograma do Conselho Nacional de Saúde (CNS), as Etapas Municipais da Conferência devem ocorrer até o dia 15/4, em todo o Brasil, e as etapas Estadual e Distrital até o dia 15/6, finalizando com a etapa Nacional de 18 a 21/8, permitindo que a formulação de políticas públicas em todas as esferas seja feita com a participação da população brasileira.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Leia também

NOTA

Prefeitura de Manaus realiza primeira ação do projeto ‘Jogo Limpo’ na minivila olímpica do Santo Antônio

Francisco José Ângelo da Silva

Prefeitura de Manaus tem aumento de 2% no número de novos alvarás de construção no semestre

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura ofertam mais de 270 mil procedimentos em dois anos

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

NOTA

25 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza primeira ação do projeto ‘Jogo Limpo’ na minivila olímpica do Santo Antônio

25 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Francisco José Ângelo da Silva

25 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus tem aumento de 2% no número de novos alvarás de construção no semestre

25 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?