Desde o dia 28 de julho, equipes do órgão estão no município fazendo análises técnica em localidades ao longo da Estrada da Várzea

Foto: Divulgação/Sect
As equipes da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) efetuaram, nesta quarta-feira (30/07), o atendimento de 100 famílias do município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), que vivem em comunidades ao longo da Estrada da Várzea. O objetivo da campanha, que segue até esta quinta-feira (31/07) é cadastrar e orientar quanto ao processo para regularização fundiária das terras.
Desde segunda-feira (28/07) as equipes da Sect estão no município, realizando o trabalho técnico de topografia e vistoria dos terrenos, para avançar na regulamentação fundiária e beneficiar as famílias, com o título definitivo de suas propriedades.

Foto: Divulgação/Sect
Segundo a titular da Sect, Renata Queiroz, o trabalho desta semana é um passo importante para garantir a essas famílias os benefícios da regularização. “Em Itapiranga identificamos que muitas pessoas trabalham com agricultura familiar. Por isso, a importância da segurança jurídica da propriedade, para ter acesso a benefícios como crédito rural e a possibilidade de comercializar a produção para o setor público, através do Programa Nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa de aquisição de alimentos (PAA)”, explica.
Entre os que deram entrada no processo de regularização em Itapiranga, está a produtora de abacaxi Ana Cristina, moradora da comunidade do Régis. Ela conta que a família mora há 40 anos na localidade, mas nunca conseguiu o título definitivo do terreno. “Eu já havia tentado antes, mas somente agora, com essa ação do Governo do Estado, foi que consegui iniciar o processo. Isso é uma vitória. Vai trazer muito mais segurança para todos os moradores da comunidade”, destaca.

Foto: Divulgação/Sect
Amazonas Meu Lar
As ações da Sect voltadas à regularização fundiária fazem também parte do Amazonas Meu Lar, maior programa habitacional já desenvolvido pelo Governo do Estado.
O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). É executado pela Sect, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab).
O programa já beneficiou, até o momento, 27.154 famílias, sendo 7.649 com soluções de moradia definitivas ou transitórias, e 19.505 com regularização fundiária.
O post regularização fundiária: Sect atende 100 famílias no município de Itapiranga apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.