Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Regionalização da Saúde é destaque na abertura de evento de acolhimento aos novos gestores municipais do setor
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Regionalização da Saúde é destaque na abertura de evento de acolhimento aos novos gestores municipais do setor

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, apresentou avanços e desafios do processo de descentralização

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

A descentralização dos serviços e o avanço no processo de regionalização, com mais recursos para o interior, foram assuntos em destaque na abertura do evento de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde, nesta quarta-feira (19/02), no Centro de Convenções Vasco Vasques, um megaevento reunindo em torno de 500 pessoas. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, fez o discurso de abertura, chamando a atenção para a estratégia que vem sendo montada pelo Governo do Amazonas, para dar mais autonomia aos municípios.

O evento, que se estende até sexta-feira (21/02), reúne gestores dos 62 municípios do Estado, dos quais cerca de 40 novos na pasta que estão ocupando, conforme informou o Cosems. É um evento que ocorre a cada quatro anos, para dar as boas-vindas às novas administrações. Está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou da abertura e se disse muito entusiasmado com a quantidade de pessoas presentes e das discussões que estão acontecendo em uma área que é tão estratégica e importante. Além dele, participaram representantes do Ministério da Saúde, prefeitos, membros dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Estadual de Saúde (CES-AM), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Associação Amazonense de Municípios (AAM), sindicatos e demais entidades da classe de trabalhadores da saúde, além do setor privado.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

“Com a descentralização, o Governo do Estado está promovendo maior resolutividade nas nove regiões de saúde do Amazonas. Isso acontece a partir pactuação entre os municípios da mesma região, do fortalecimento e eficiência dos serviços, estabelecendo uma relação de referência e contrarreferência, reduzindo, assim, o deslocamento e a centralização dos atendimentos na capital”, afirmou Nayara Maksoud.

Conforme a secretária, a SES-AM está potencializando as regionais com a repactuação, por meio da qual, pela primeira vez na história, o Estado está entrando com contrapartida fundo a fundo no financiamento da Média e Alta Complexidade e da Assistência Farmacêutica. Outra medida de impacto é a ampliação do atendimento ambulatorial especializado, do apoio diagnóstico e implantação dos serviços de UTI em Humaitá, Tabatinga, Tefé e Parintins.

A secretária da SES-AM afirmou que a implantação dos serviços de ortopedia em municípios polos também é uma estratégia importante, considerando que a maior causa de transferência de pacientes para a capital são as fraturas causadas por acidentes de trânsito. “Nós vamos descentralizar alguns procedimentos para Manacapuru, Itacoatiara, Tefé, Parintins e Tabatinga”, pontuou.

A secretária disse, ainda, que políticas de saúde como a Telemedicina, o Barco Hospital e a Carreta da Saúde também são estratégias que auxiliam a população amazonense a ter mais acesso aos serviços da rede, sem a necessidade de deslocamento para a capital.

Nayara Maksoud lembrou que o Amazonas possui o maior serviço de UTI aérea da América Latina, com os devidos protocolos aprovados pelo Conselho Regional de Medicina e classificação de riscos para atender a população do interior. “É um custo alto, necessário, mas na medida em que descentralizarmos mais os serviços de saúde, vamos conseguir otimizar o recurso e investir em outras ações e novas tecnologias para apoiar o interior”, ressaltou.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

Atenção Primária

A secretária da SES-AM enfatizou que a Atenção Primária em saúde “precisa ser cada vez mais forte”. Por isso, disse ela, atualmente existe a Secretaria de Políticas de Atenção à Saúde, que tem a responsabilidade de estar próxima do município, para dar o suporte necessário. Além disso, observou que o Ministério da Saúde tem atuado em conjunto com a secretaria para o planejamento do setor primário.

Durante o evento, o presidente do Conasems, Hisham Hamida, palestrou sobre “A importância da governança e da gestão tripartite no fortalecimento do SUS no âmbito municipal e contexto amazônida”. Na sequência, o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, abordou o tema “Gestão do SUS em território líquido”. Já a presidente do Cosems, Adriana Moreira, apresentou a estrutura organizacional do conselho e o fortalecimento da gestão participativa no âmbito bipartite. “Tem muitos gestores novos chegando, por isso apresentamos o que é o Cosems e o que ele pode oferecer para fortalecer a gestão municipal”, explicou Adriana Moreira.

O diretor do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, Darcio Guedes, falou sobre “O financiamento tripartite e as perspectivas do MS na garantia de recursos”. O secretário de Atenção Especializada à Saúde, também do Ministério, Adriano Massuda, conduziu a palestra sobre “Política Nacional de Atenção Especializada, Financiamento da média e alta complexidade e os compromissos tripartite”.

Mais de 30 atividades, entre conferências, debates e oficinas, serão realizadas durante os três dias de evento. No local, um espaço com 20 estandes está aberto à visitação até a sexta-feira, com exposições de produtos e serviços de saúde do setor privado e de instituições participantes.

O post Regionalização da Saúde é destaque na abertura de evento de acolhimento aos novos gestores municipais do setor apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Fundo Nacional de Segurança Pública aprova gestão de recursos feitos pela SSP-AM

Queijarias assistidas pelo Idam são premiadas em evento nacional

Ciama realiza Workshop sobre Integridade e Compliance e reforça compromisso com a ética na gestão pública

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta quinta-feira

PAC Móvel Açaí passa a atender no Caic Edson Melo, na zona leste de Manaus

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Fundo Nacional de Segurança Pública aprova gestão de recursos feitos pela SSP-AM

2 de julho de 2025
Justiça

Queijarias assistidas pelo Idam são premiadas em evento nacional

2 de julho de 2025
Justiça

Ciama realiza Workshop sobre Integridade e Compliance e reforça compromisso com a ética na gestão pública

2 de julho de 2025
Justiça

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta quinta-feira

2 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?