Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas alia biotecnologia para inovar na produção de mudas in vitro da Amazônia
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas alia biotecnologia para inovar na produção de mudas in vitro da Amazônia

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

O empreendimento é amparado Programa Centelha 2, uma parceria entre a Fapeam e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

FOTO: Ayrton Lopes/Fapeam

Em Manaus, pesquisadores têm utilizado a biotecnologia para garantir mudas de espécies nativas da Amazônia de alta qualidade e uniformes para os setores agroflorestal, medicinal e ornamental. A iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), faz parte do projeto “Biotecnologia 4.0: Biofábrica de Plantas in vitro”, e visa produzir mudas com uma velocidade maior do que os métodos convencionais, para espécies de valor econômico como pau-rosa, copaíba, sucuuba e jucá.

Coordenado pelo doutor em Biotecnologia e Biodiversidade, Daniel da Silva, da empresa “Magnus Amazônia”, a ação amparada pelo Programa Centelha Amazonas 2, utiliza uma técnica identificada como micropropagação, que consiste numa clonagem de plantas em escala industrial. A tecnologia de micropropagação PODE produzir milhares de mudas geneticamente idênticas e livres de doenças em um tempo menor que os métodos tradicionais.

“A micropropagação é uma técnica de multiplicação de plantas em escala industrial em ambiente controlado. Pequenos fragmentos de uma planta mãe são cultivados em condições assépticas e em meio de cultura enriquecido com nutrientes e hormônios, o que estimula a formação de novas plantas”, disse Daniel, que também é pós-doutor em ciências de Florestas Tropicais (área de concentração: Silvicultura Tropical) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O pesquisador explica que a produção de mudas de alta qualidade, por meio da biotecnologia, contribui para a recuperação de áreas degradadas, a conservação da biodiversidade e a geração de renda para as comunidades locais. Além disso, a utilização de espécies nativas fortalece a economia regional e promove o desenvolvimento de produtos com alto valor agregado.

Benefícios

Entre os benefícios destacam-se a uniformidade, ou seja, todas as mudas produzidas por micropropagação são geneticamente idênticas à planta mãe, o que garante um crescimento uniforme e características homogêneas. As mudas também são livres de doenças e pragas, aumentando significativamente suas chances de sobrevivência após o plantio.

Por ser um processo mais rápido também permite a produção de um grande número de mudas em um curto período de tempo, dessa forma agiliza os processos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. A técnica contribui ainda para a multiplicação de espécies ameaçadas de extinção, favorece a conservação da biodiversidade.

FOTOS: Ayrton Lopes/Fapeam

Parceria

A empresa Magnus Amazônia mantém parceria com instituições de ensino, como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o INPA, por meio da integração de alunos de pós-graduação dos cursos de biotecnologia e ciências florestais, respectivamente, em seus projetos de pesquisa, o que fortalece a capacidade de inovação e a aplicação de novas tecnologias no setor de bioeconomia.

Programa Centelha

O Programa Centelha é uma parceria entre a Fapeam e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com objetivo de estimular o empreendedorismo inovador, por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado do Amazonas.

O post Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas alia biotecnologia para inovar na produção de mudas in vitro da Amazônia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Governador Wilson Lima destaca a necessidade de garantir energia elétrica em comunidades isoladas do Amazonas

Sine Amazonas divulga 303 vagas de emprego para esta quinta-feira

Ação de Cidadania da Setemp reforça políticas de inclusão e oportunidades no mercado de trabalho

Vacinação de Fronteira: FVS-RCP participa de reunião preparatória trinacional em Tabatinga

Barco Hospital São João XXIII realiza atendimentos de saúde em Careiro

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Governador Wilson Lima destaca a necessidade de garantir energia elétrica em comunidades isoladas do Amazonas

17 de setembro de 2025
Justiça

Sine Amazonas divulga 303 vagas de emprego para esta quinta-feira

17 de setembro de 2025
Justiça

Ação de Cidadania da Setemp reforça políticas de inclusão e oportunidades no mercado de trabalho

17 de setembro de 2025
Justiça

Vacinação de Fronteira: FVS-RCP participa de reunião preparatória trinacional em Tabatinga

17 de setembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?