Mais de cem profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, participam, nesta semana, de um treinamento de brigada de incêndio. A formação, que compreende aulas teóricas e atividades práticas, iniciou, nesta terça-feira, 12/11, e segue até esta quinta-feira, 14/11, no auditório Dr. Deodato de Miranda Leão, localizado na sede da Semsa, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.
Ao todo, 106 servidores da sede e de nove unidades de saúde da Semsa recebem o treinamento, divididos em diferentes turmas a cada dia, com atividades nos horários matutino e vespertino. O curso é realizado pela Semsa, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), e prevê a capacitação dos participantes em atendimento pré-hospitalar (APH) e combate a incêndios.
A engenheira de Segurança do Trabalho da Semsa, Leliane Ferreira, explica que as brigadas de incêndio são requisito para a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) das unidades de saúde, assegurando que os estabelecimentos atendem a todas as condições obrigatórias e necessárias de segurança contra incêndio e pânico.
“Além do atendimento aos requisitos definidos na legislação estadual, esse treinamento é importante para proteger os usuários da rede de saúde, proteger os nossos servidores e também proteger o patrimônio da Semsa”, assinala a engenheira.
O treinamento é conduzido por oficiais bombeiros do CBM-AM e inclui conteúdos e práticas de APH, incluindo primeiros socorros em casos como fratura, queimadura e engasgo, e ressuscitação cardiopulmonar (RCP). As equipes recebem ainda orientações sobre procedimentos de combate a incêndio, tendo atividades práticas com o uso de extintores e mangueiras.
“Nosso viés principal é na prevenção, primordial para evitar todo tipo de ocorrência. Também preparamos as equipes para que, em caso de um incêndio ou outro sinistro em seu ambiente de trabalho, possam dar uma primeira resposta e já acionar os bombeiros militares”, destacou o subtenente do CBM-AM, Ronibson Pereira, que participou do treinamento na terça-feira.
Para a técnica de enfermagem Giselle Vital, brigadista da Unidade de Saúde da Família (USF) Luiz Montenegro, do Distrito de Saúde (Disa) Sul, o treinamento é importante para todas as situações, dentro e fora do local de trabalho. “Aprendemos a lidar com situações que podem ocorrer não só na nossa unidade de saúde, mas também em casa ou na comunidade, como um acidente doméstico”, afirmou.
Outro servidor em treinamento, o agente comunitário de saúde Clício Araújo, da USF Gebes de Medeiros Filho, na zona Leste, participou pela primeira vez da formação para brigadistas. “Esse treinamento é muito importante, principalmente para nós da área da saúde. Estou achando gratificante e estou contente de poder participar dessa capacitação”.
Brigadas
Aproximadamente 1,2 mil servidores atuam como brigadistas em todas as unidades de saúde e administrativas da Semsa, de acordo com Leliane Ferreira. Para exercer a função, informa a engenheira, o servidor deve atender critérios básicos, não eliminatórios, dentre os quais ser maior de 18 anos, ter boa condição física e de saúde e ser estatutário da secretaria, com carga horária de trabalho integral.
“O quantitativo considera o horário da unidade, de modo que haja ao menos um brigadista durante todo o período de funcionamento, e o número de pavimentos, pois cada um deve ter um servidor. E incluímos sempre um montante adicional para casos de relotação, por exemplo”, informa.
Conforme Leliane, este é o segundo treinamento de brigada de incêndio promovido pela Semsa neste ano, após uma edição em agosto passado, reunindo 97 participantes. Outras turmas do curso devem ocorrer no próximo ano, conforme a demanda para obtenção e renovação de licenciamento das unidades da secretaria.
— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa