Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Prevenção de infecções em cesáreas é fortalecida por treinamentos da FVS-RCP na Tríplice Fronteira
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Prevenção de infecções em cesáreas é fortalecida por treinamentos da FVS-RCP na Tríplice Fronteira

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Iniciativa reforça as ações de vigilância hospitalar na região

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Fortalecendo a prevenção de infecções em partos cesarianos, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, ao longo do ano, capacitações a profissionais de saúde dos 62 municípios sobre as estratégias de vigilância durante o procedimento cirúrgico. Somente em 2024, foram 28 treinamentos presenciais, além de reuniões virtuais periódicas com as coordenações municipais de vigilância hospitalar.

A ação mais recente da FVS-RCP, por meio da equipe de Vigilância Hospitalar e Qualidade, foi realizada de 10 a 14 de fevereiro, na Tríplice Fronteira, atendendo profissionais de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus); de Letícia, na Colômbia; e da comunidade Santa Rosa, no Peru; incluindo equipes que atendem, principalmente, pacientes indígenas. Essa iniciativa contou com o apoio do Laboratório de Fronteiras (Lafron), da FVS-RCP, e com a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade de São Paulo, Universidade de Nottingham e Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga.

Especificamente, durante essa ação na Tríplice Fronteira, receberam visita técnica, em Tabatinga, a Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Atendimento Indígena Polo Base Umariaçu I, Casa de Saúde Indígena (CASAI) e Unidade Hospitalar do município. Na Colômbia, a ação incluiu a Unidade de Saúde de Letícia. E no Peru a programação foi realizada na Unidade de Saúde de Santa Rosa.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Os debates sobre ações de vigilância e prevenção de infecções em parto cesariano foram contextualizados para as especificidades de saúde da região, que reúne diversidade cultural e geográfica. “O compromisso da FVS-RCP é em fortalecer as capacidades locais, compartilhando conhecimentos e boas práticas que possam ser adaptadas à realidade de cada município, além de integrar as ações entre os países da Tríplice Fronteira”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A responsável técnica pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, reforça que a identificação e o monitoramento dos fatores de risco são essenciais para prevenir infecções. “Através da capacitação dos profissionais de saúde, do aperfeiçoamento das práticas de assepsia e do fortalecimento da vigilância epidemiológica hospitalar, podemos prevenir significativamente os casos e proteger a saúde materna”, ressalta.

As capacitações presenciais ocorrem com parceria das Secretarias Municipais de Saúde e incluem encontro com gestores de saúde, profissionais que atuam em hospitais e maternidades, equipes de vigilância em saúde, além de visitas às unidades de saúde, que são referência localmente para a realização de partos cesarianos, e unidades básicas de saúde voltadas à atenção primária.

Uma das participantes da iniciativa, a enfermeira e técnica sanitarista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Alto Solimões, Andressa Gabrielly Oliveira, destaca que a ação de capacitação é uma estratégia fundamental para fortalecer as práticas locais. Ela ressalta, ainda, a importância de atender de forma integral a comunidade indígena, que preserva as próprias culturas e tradições de medicina tradicional.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

“A Tríplice Fronteira apresenta questões diferenciadas em relação a outras regiões do Amazonas, como a livre circulação de pessoas de diferentes países. É essencial promover um cuidado seguro aos pacientes, com a implementação de protocolos e medidas que assegurem a qualidade do atendimento na região”, enfatizou Andressa.

Durante as visitas técnicas, são discutidos protocolos de segurança, treinamento contínuo, implementação de medidas preventivas, como a manutenção das condições do ambiente cirúrgico e acompanhamento pós-operatório com a meta de prevenir infecção. As visitas presenciais ocorrem após articulação com as gestões de saúde municipais e atendem a critérios de qualidade e necessidade das unidades, com foco em aprimorar as práticas de prevenção e controle de infecções.

Controle de infecção

O controle de infecção no ambiente cirúrgico de partos cesarianos é uma medida fundamental para a saúde tanto da mãe quanto do recém-nascido. O controle envolve uma série de práticas rigorosas para prevenir infecções pós-operatórias. Entre as principais ações, destacam-se a higienização adequada das mãos e equipamentos, a esterilização dos instrumentos cirúrgicos, o uso de antibióticos profiláticos no momento adequado e a manutenção de um ambiente limpo e seguro.

Além disso, é essencial que os profissionais de saúde sejam constantemente treinados e atualizados sobre as melhores práticas de assepsia e segurança. O monitoramento contínuo dessas medidas no ambiente hospitalar contribui para a redução de infecções e melhora a qualidade do atendimento aos pacientes.

O post Prevenção de infecções em cesáreas é fortalecida por treinamentos da FVS-RCP na Tríplice Fronteira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

UEA abre inscrições para especialização em Computação Quântica

MBA em Gestão e Empreendedorismo Contábil da UEA prorroga inscrições

Governo do Amazonas reinicia atividades para pavimentação da estrada do Gavião, em Carauari

Ipaam promove encontro e orienta clínicas veterinárias sobre exigências legais para funcionamento

Governador Wilson Lima anuncia edital com mais de 11 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação pelo Cetam

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

UEA abre inscrições para especialização em Computação Quântica

4 de julho de 2025
Justiça

MBA em Gestão e Empreendedorismo Contábil da UEA prorroga inscrições

4 de julho de 2025
Justiça

Governo do Amazonas reinicia atividades para pavimentação da estrada do Gavião, em Carauari

4 de julho de 2025
Justiça

Ipaam promove encontro e orienta clínicas veterinárias sobre exigências legais para funcionamento

4 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?