Com o objetivo de qualificar o atendimento prestado à população, por intermédio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outros equipamentos socioassistenciais administrados pela gestão municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, nesta segunda-feira, 18/12, a uma capacitação geral para servidores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da capital.
As primeiras atividades da capacitação foram realizadas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no auditório da escola municipal Dr. Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, na zona Sul, reunindo mais de cem servidores das proteções sociais básica e especial do município para um nivelamento de conhecimentos, protocolos, práticas e metodologias necessárias para a padronização dos serviços ofertados pelos equipamentos.
“É um momento muito importante para todos nós à medida em que, por meio dessa capacitação, estamos construindo nossos planos de ação para o ano de 2024. Nesse sentido, é fundamental que a capacitação atinja o máximo de técnicos possível, pois é junto a todos os servidores que desejamos desenvolver esse diálogo e avaliar nossas principais metas deste ano e do próximo, garantindo um atendimento digno às milhares de famílias manauaras que necessitam de nossos serviços”, destacou a diretora do departamento de Proteção Social Básica da Semasc, Jucimaria Menezes.
Chefe da Divisão de Gestão do Trabalho, Vigilância Socioassistencial e Regulação do Suas da Semasc e parte da equipe de instrutores da capacitação, Mirtha Barroso explicou a importância da abordagem de assuntos geralmente tidos como “básicos”, a fim de sanar quaisquer tipos de dúvidas e evitar ruídos na comunicação entre servidores, equipamentos e gestores.
“Hoje iniciamos nossas atividades com a apresentação de conceitos como planos de trabalho, sua composição, definição de metas e a mensuração de resultados. Dessa forma, conseguimos entender e comunicar de forma mais eficaz entre nós mesmos os nossos principais avanços e nossas principais dificuldades, o que é fundamental para todo o sistema”, explicou.
Coordenadora do Cras Compensa 1, equipamento localizado na zona Oeste de Manaus, Elaine Cardoso ressaltou a satisfação em poder trocar experiências e conhecimentos com outros colegas do Suas. “Muitos dos técnicos e coordenadores aqui presentes já possuem experiência e muita vivência, mas são experiências e vivências diferentes das de outros colegas e seus equipamentos. Assistência Social requer intervenção nas problemáticas individuais e coletivas que nos são apresentadas, mas para isso precisamos agir de forma padronizada, única e eficaz”, afirmou.
— — —
Texto – Guilherme Pacheco/Semasc
Fotos – Diego Lima/Semasc
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjB7mdb