Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Prefeitura promove ação de Combate à Tuberculose
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Prefeitura promove ação de Combate à Tuberculose

Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, na manhã desta sexta-feira, 22/3, uma ação de saúde na comunidade Orquídea, no bairro Lago Azul, zona Norte.

Durante a ação, que contou com o apoio do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e do Comitê Estadual de Combate à Tuberculose, houve oferta de atendimento médico com clínico geral, dermatologistas e pediatra, coleta de exame de escarro, aferição de pressão arterial e glicemia, oferta de autoteste para HIV e distribuição de preservativos.

De acordo com o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Alexandre Inomata, a ação foi organizada também como parte Campanha de Mobilização e Luta contra a Tuberculose 2024, que a rede municipal de saúde vem executando desde o início do mês, com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e controle da doença no município de Manaus.

“As ações da campanha ocorrem diariamente com diferentes estratégias executadas pelos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. Na programação na comunidade Orquídeas, também realizamos busca ativa de sintomáticos respiratórios, que são as pessoas com tosse por duas semanas ou mais, indo nas residências, e oferecemos exame para identificar a infecção latente por tuberculose”, informou Alexandre Inomata.

Para a dona de casa Orlene da Silva Campos, que mora há seis anos na comunidade Orquídea e é representante da associação de moradores, a ação colaborou para ampliar o atendimento em saúde das 600 famílias que vivem na comunidade.

“Normalmente, o atendimento é na Unidade Básica de Saúde José Figliuolo, no Viver Melhor. Mas a gente queria muito essa ação de saúde. Eu conheço uma pessoa que teve tuberculose, fez o tratamento e foi curada. Mas não conheço muito sobre a doença e acho importante sempre atualizar as informações, principalmente em relação à saúde”, afirmou Orlene Campos.

Casos 

Em 2023, o município de Manaus registrou 2.816 casos de tuberculose, com aproximadamente 124 casos por 100 mil habitantes, o que representa a maior incidência da doença entre as capitais brasileiras. Este ano, entre 1º de janeiro e 18 de março, o número de casos novos registrados em Manaus chegou a 570. Desse total, 131 foram identificados tendo a zona Norte como área de residência, 176 com residência na zona Leste, 105 na zona Sul, 75 na zona Oeste e 14 na zona Rural, além de casos identificados ainda sem informações do bairro de residência.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), Marinélia Ferreira, faz o alerta de que um paciente com tuberculose, sem tratamento, pode transmitir a doença para, em média, de 10 a 15 pessoas a cada ano, o que torna essencial ampliar o diagnóstico precoce da doença.

“Com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento, reduzindo o risco de transmissão da doença. Outra estratégia fundamental é a identificação dos contatos dos pacientes diagnosticados com a tuberculose ativa, que são as pessoas que convivem de forma próxima e prolongada com pacientes diagnosticados com a doença, especialmente os contatos domiciliares”, destaca Marinélia Ferreira.

Como a tuberculose é uma doença transmissível, explica a diretora, os contatos dos pacientes com a tuberculose ativa devem ser examinados para diagnosticar ou descartar a doença, ou para identificar casos da tuberculose latente, que ocorre quando uma pessoa foi infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas ainda não apresenta a tuberculose ativa.

“A rede municipal de saúde oferece o tratamento gratuito tanto para a tuberculose ativa, quanto o tratamento preventivo para evitar que o paciente com a infecção latente venha desenvolver a doença no futuro”, destacou Marinélia Ferreira.

Transmissão

Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse (seca ou com catarro) e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames. Além da tosse, pode haver a manifestação de outros sintomas: febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

A transmissão da doença ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem iniciar o tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas, ou seja, o bacilo é transmitido pelo ar e a infecção acontece pela respiração.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

  

Leia também

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com ampla maioria

Em Manaus, David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest

MP investiga abuso de poder econômico pelo prefeito Vanilso Silva, candidato à reeleição em Japurá

Prefeito realiza fiscalização técnica em construção de novas unidades de saúde na zona Oeste de Manaus

CCJ do Senado adia votação da PEC do marco temporal de áreas indígenas 

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Política

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com ampla maioria

1 de fevereiro de 2025
Política

Em Manaus, David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest

20 de outubro de 2024
Política

MP investiga abuso de poder econômico pelo prefeito Vanilso Silva, candidato à reeleição em Japurá

4 de outubro de 2024
Prefeitura de Manaus

Prefeito realiza fiscalização técnica em construção de novas unidades de saúde na zona Oeste de Manaus

26 de julho de 2024
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?