A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulga os dados da 20ª semana epidemiológica avaliada pelo Informe Epidemiológico das Arboviroses. O estudo compreendeu os casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro no período de 11 a 17 de maio.
De acordo com o informe, foram confirmados três casos de dengue no intervalo de tempo avaliado. Não houve confirmação de casos novos de zika, chikungunya, oropouche e mayaro ao longo deste período.
No acumulado do ano, segundo a publicação, que utiliza a base de informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o total de casos de dengue registrados em 2025 é de 634. O número total de casos de zika, chikungunya, oropouche e mayaro, estas duas arboviroses são confirmadas por critério laboratorial, é de 2, 42, e 15, respectivamente.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, reitera as ações coletivas como fundamentais para o controle do cenário epidemiológico das arboviroses na capital.
“Quando a população se envolve com a gestão da saúde para eliminar os riscos de transmissão das arboviroses, os resultados sempre são positivos. No caso da dengue, zika e chikungunya, a eliminação da água parada em pneus, calhas, pratos de vasos de plantas e recipientes de alimentos de animais é uma ação muito importante para manter o ambiente seguro”, destaca Shádia.
Vacinação
A proteção vacinal de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue também é assinalada pela titular da Semsa como uma ação essencial para impedir que a doença comprometa a saúde deste segmento da população.
“O imunobiológico é administrado em duas doses, com três meses de intervalo entre as aplicações. A vacina está disponível em mais de 60 estabelecimentos de saúde da Semsa, alguns funcionando inclusive, no horário estendido e aos sábados e domingos”.
Os endereços e horários de atendimento das unidades que ofertam o imunizante podem ser consultada no endereço: www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.
— — —Texto e fotos – Divulgação/Semsa