A Prefeitura de Manaus lança, na segunda quinzena do mês de setembro, o edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026, para a concessão de bolsas de estudos para graduação, com descontos que variam entre 50%, 75% e 100% (integrais), nas modalidades “com isenção de tributos” e “sem isenção de tributos” (de forma voluntária), em Instituições de ensino Superior (IES) sediadas na capital amazonense. O programa contempla pessoas residentes em Manaus, com renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio.
O primeiro passo foi a realização, na manhã desta quarta-feira, 13/8, pela escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), de reunião de alinhamento com representantes das IES, dos procedimentos de credenciamento e apresentação do cronograma do programa.
Representando a Semad, o subsecretário de gestão de processos, Alessandro Ribeiro, destacou a parceria entre a prefeitura e as instituições. “Em nome do prefeito David Almeida, agradecemos a vocês pela parceria nesse programa bem-sucedido para o qual buscamos sempre aumentar a oferta de bolsas, para que possamos beneficiar um número cada vez maior de pessoas”, afirmou o gestor.
De acordo com o Edital de Chamamento Público n.º 05/2025 – Espi/Semad, lançado no dia 11 de agosto, as instituições deverão formalizar a adesão e oferta de bolsas para cursos e turnos do Programa Bolsa Universidade (PBU), por meio de credenciamento junto à Espi, no período de 18 a 22/8, das 8h às 14h, na sede da escola, na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste da cidade.
“Tenho o maior prazer em dar início a mais esse processo do Bolsa Universidade, o maior dos três programas de inclusão socioeducacional da prefeitura. Com certeza teremos muito trabalho pela frente, mas todo o esforço será no sentido de oferecermos o melhor ao nosso público final, que são os candidatos a uma bolsa de estudos que vai possibilitar a conquista de uma graduação”, disse o diretor-geral da Espi, Aurilex Moreira.
O programa de inclusão socioeducacional da prefeitura abrange, ainda, o Bolsa Pós-Graduação, que disponibiliza bolsas para cursos de especialização lato sensu, na modalidade de ensino presencial, e o Bolsa Idiomas, que possibilita o acesso ao estudo de uma língua estrangeira em escolas particulares, todos com descontos.
— — —
Texto – Sandra Monteiro / Semad-Espi
Fotos – Divulgação / Semad-Espi