Começa, nesta quinta-feira, 24/4, às 8h, o 1º Seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções”, realização da Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê de Melhorias do Ambiente de Negócios de Manaus (CMANM), da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
O check-in dos inscritos acontece às 8h e a abertura do Seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções” será às 8h30, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizado na rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro São Raimundo, zona Oeste. No dia 24, os palestrantes, mediadores e público terão agenda das 8h30 às 14h30, e no dia 25, das 8h às 12h15.
No primeiro dia, será apresentado um case de reabilitação de centros urbanos, da cidade de Recife (PE), pelo coordenador de política pública do projeto Porto Digital, Claudio Marinho. O Porto Digital é um dos melhores arranjos produtivos inovadores do Brasil nas áreas de economia criativa e tecnologia da informação.
Na sequência, gestores públicos da prefeitura e especialistas nas áreas técnicas fazem apresentações das políticas públicas urbanas com foco no centro histórico da capital, com o tema Inovação Tecnológica, tendo como palestrantes Alain Costa (Semef) e Ricardo Moldes, da Secretaria Municipal do Trabalho Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Transporte, com Viviane Cabral (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Limpeza Pública, com José Laurimar e Luiz Paz Loureiro, (Semulsp); e Infraestrutura, tendo a palestra de Heliatan Botelho, da Secretaria de Infraestrutura (Seminf), encerrando a primeira parte da manhã.
Após intervalo para almoço, à tarde, os painéis serão retomados às 13h, com o tema Desenvolvimento Urbano Integrado, com o Pedro Paulo Cordeiro, do Implurb; fechando o dia falando de Segurança, com Murilo Oliveira, da pasta municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
No dia 25, o Seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções” inicia com Assistência Social, às 8h, com Saullo Vianna, titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); seguida de Comércio Informal, recebendo o também titular da pasta na Prefeitura (Semacc), Wanderson Costa; Habitação, tendo Paulo Henrique Martins, da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf); e Recuperação de Imóveis, contando com o empresário Elias Tergilene, fundador do Grupo Uai/Mercado de Origem.
Os últimos temas na sexta serão Cultura e Turismo, e Gastronomia, ambos apresentados por Oreni Braga, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
“Nosso esforço coletivo e com recursos exclusivos da prefeitura, na gestão do prefeito David Almeida, é de expandir o ‘Nosso Centro’, esse programa que já apresenta seus frutos no desenvolvimento econômico, resgate do patrimônio histórico e evolução social, envolvendo atores do território e investimentos públicos e privados”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Após as apresentações, as perguntas poderão ser feitas pelo link disponível no site do Implurb. Esse material será compilado para a produção de uma matriz de ações e uma matriz de investimentos do poder público.
Gestão pública
O Seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções” será um momento ímpar para que gestores públicos, sociedade civil organizada, professores, alunos, moradores do Centro, comerciantes e demais inscritos possam conhecer mais do extenso programa de reabilitação da capital, que já conta com obras inauguradas – mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente, casarão Thiago de Mello, píer turístico Manaus 355 e skyglass – e em pleno funcionamento, levando mais vida, mais negócios e fomentando novas histórias às margens do rio Negro, no início da avenida 7 de Setembro.
O seminário vai expor o que a prefeitura tem de projetos para os próximos quatro anos de governo, reunindo num só ambiente todas as secretarias que interagem com o território para fazerem suas contribuições.
Segunda etapa
Além das obras já inauguradas, a prefeitura trabalha intensamente na segunda etapa do programa, onde estão projetos como a ampliação do Polo Digital; Polo de Gastronomia Criativa; Museu da História das Olímpiadas; retorno da circulação de um trecho do antigo bondinho, e o casarão azul de São Vicente (hub de inovação).
— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Divulgação e Maxwell Oliveira / Implurb