Com desafios postos à mesa e uma carta elaborada para a etapa nacional do encontro, a UNIÃO dos Conselhos Municipais de educação do Amazonas (UNCME/AM) encerrou, nesta quarta-feira, 13/8, o 16º Seminário Estadual da entidade, sediado na Prefeitura de Manaus, no auditório da sede da Secretaria Municipal de educação (Semed). O evento teve como tema “Desafios atuais dos Conselhos Municipais de educação na implementação e consolidação das Políticas Públicas Educacionais” e reuniu representantes de conselhos de 40 municípios do Estado.
Realizado ao longo de três dias, o seminário contou com rodas de conversas, palestras e atividades culturais. O diretor do Departamento Geral de Distritos (Degd) da Semed e presidente do Conselho Municipal de educação de Manaus (CME/Manaus), Evaldo Bezerra, destacou a importância do encontro para fortalecer o diálogo entre os conselhos e contribuir para a elaboração do Plano Nacional de educação (PNE).
“Queremos que o Estado do Amazonas consiga alavancar os seus resultados educacionais dentro das redes municipais, tendo em vista os desafios na implementação das políticas educacionais, oriundas tanto do Ministério da educação (MEC) quanto dos Estados. O intuito desse encontro foi justamente fortalecer e levar conhecimento aos conselhos, mostrando como trabalhar essas políticas em cada município”, afirmou.
O diretor da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de ensino (Sase/MEC), Antonio Claret Campos Filho, ressaltou que a participação dos conselhos e fóruns de educação é essencial na elaboração dos novos planos de educação.
“A participação social qualifica o diagnóstico sobre os problemas da educação no país, nos Estados e nos municípios, o que é fundamental para estabelecer objetivos e estratégias que atendam às metas propostas”, explicou.
Para a gestora da escola municipal Aristides Barreto, Altina Magalhães, o seminário atendeu a uma demanda dos profissionais da educação. “Enfrentamos vários desafios e o fato de trazer pessoas qualificadas, experientes e estudiosas nessa área nos fez refletir sobre nossas ações. Foi de extrema importância. Parabenizo o Conselho Municipal de educação por essa belíssima iniciativa, que nos proporcionou momentos cruciais para pensar o papel da educação no nosso município”, concluiu.
— — —
Texto – Alexandre Abreu/Semed
Fotos – Divulgação/Semed