A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal da Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), participou da 2ª edição do Seminário Internacional do Turismo Sustentável, no hotel Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). Realizado na quarta-feira, 5/6, pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe-Intus, o evento recebeu 700 representantes de mais de 60 cidades de todo Brasil e do mundo.
De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, a prefeitura teve uma presença muito importante no seminário, tendo em vista que Manaus é um destino de grande fluxo de turistas nacionais e internacionais, sendo essencial pensar em maneiras sustentáveis para todos os setores.
Nas palestras, foram abordados temas como estratégias para um futuro mais sustentável, como, por exemplo, hotéis sustentáveis e gastronomia como um vetor de transformação, além de debates sobre o financiamento para projetos na área. “Nesse contexto, a revitalização do Centro Histórico de Manaus, o turismo sustentável e a culinária regional se entrelaçam em uma experiência única”, complementou o titular da Manauscult.
O evento foi uma oportunidade para a troca de experiências e boas práticas no desenvolvimento de parcerias para o futuro. “Manaus é a capital da Amazônia, e nossa participação é de extrema importância para seguirmos com a bandeira da sustentabilidade em todas as nossas ações. Em tratativas com o prefeito David Almeida, ficou definido, por unanimidade, que as ações no turismo local devem fortalecer o destino Manaus como uma cidade sustentável, e o nosso apelo mundial exige iniciativas de conscientização, tanto dos nossos cidadãos quanto dos turistas que vêm conhecer nossa cidade”, destacou Reginei Rodrigues.
— — —
Texto – Thais Nersan / Manauscult
Fotos – Divulgação / Manauscult