A Prefeitura de Manaus, por meio de ação integrada de secretarias municipais, atuou, na manhã desta sexta-feira, 31/10, para atender a ocorrência de incêndio e assistência às famílias em um beco, na rua Ambrósio Aires, bairro São Jorge, zona Oeste da capital.
A Defesa Civil de Manaus foi acionada, pelo número 199, por volta das 9h, para o local, onde dez residências foram atingidas pelas chamas, sendo nove com perda total e uma com perda parcial. O órgão municipal realizou o levantamento técnico e o cadastramento das famílias afetadas, a fim de garantir o acesso aos benefícios emergenciais disponibilizados pelo município.
Em pronta resposta, além da Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc) e o Fundo Manaus Solidária (FMS) atuam, de forma integrada, no local do ocorrido. As famílias receberão cestas básicas, kits de higiene pessoal e colchões, além de serem encaminhadas para o benefício do Auxílio-Aluguel, conforme avaliação social.
As equipes do Serviço de Emergências e Calamidades, da Semasc, realizaram o atendimento imediato a nove famílias, com a entrega de benefícios eventuais, assim como o cadastro para o recebimento do Auxílio-Aluguel, garantindo acolhimento e segurança temporária enquanto buscam restabelecer suas moradias.
Além disso, a Semasc ofereceu encaminhamento para emissão de documentos às pessoas que perderam seus registros durante o sinistro e apoio junto à Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), para inclusão em programas residenciais, assegurando o acesso a políticas públicas e a continuidade da proteção social.
As medidas adotadas têm como objetivo minimizar os impactos do sinistro e assegurar dignidade e amparo às famílias atingidas, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Manaus em atuar com agilidade, Solidariedade e integração entre os órgãos municipais em situações de emergência.
– – – Texto – Divulgação/Semseg/Semasc
