Dando continuidade ao processo de montagem do primeiro Skyglass na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus instalou, nesta quinta-feira, 17/10, as oito peças de vidro laminado translúcido de 43 milímetros de espessura na varanda principal do mirante Lúcia Almeida, no centro da cidade, como parte do projeto “Nosso Centro”.
As peças foram produzidas exclusivamente para o mirante, com camadas intermediárias estruturais à base de resina ionomérica para uso em laminados, a sentryglas, que é cinco vezes mais resistente e até cem vezes mais rígida do que os interlayers convencionais. A estrutura vai formar um arco completo, fechado com guarda-corpo.
“O Skyglass começa a ser montado com os serviços de infraestrutura, usando um guindaste para levantar as peças em cada estrutura já construída. Após este processo, será feita sua instalação e o acabamento, além do guarda-corpo”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
Varanda transparente
Com o piso, a população terá acesso a 40 metros quadrados na varanda tendo a visão transparente para o leito do rio Negro. A previsão é que até este domingo, 20/10, a varanda com o Skyglass seja liberada para o público, após a finalização de montagem do guarda-corpo, que agora ficará atrás do piso laminado. Cada peça pesa 500 quilos e sua produção levou seis meses, com as devidas dimensões de encaixe em cada vão na estrutura em ferro.
O Skyglass será a quinta intervenção feita no início da avenida 7 de Setembro, no Centro, dentro do projeto de reabilitação, que já entregou o mirante, o largo de São Vicente, o casarão Thiago de Mello e o píer turístico Manaus 355.
Conforme a previsão dos técnicos e da equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a estimativa é que o Skyglass seja entregue antes do aniversário de 355 anos de Manaus