A creche municipal Professor Elias Lima de Souza, localizada no bairro Zumbi e vinculada à Prefeitura de Manaus, realizou, nesta quarta-feira, 16/4, a inauguração da sala de recurso que atenderá alunos da educação especial da unidade durante o ano letivo.
A ação conta com o apoio da gerência de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e teve a presença de educadores da creche, representantes da secretaria, do Centro Municipal de Atendimento Sociopedagógico (Cemasp), da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, além de pais e convidados.
O novo projeto beneficiará 11 crianças da educação especial com diagnóstico de autismo, paralisia cerebral e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além disso, outros cinco alunos que estão em processo de avaliação médica também serão atendidos.
Responsável pela sala de recurso e com especialização em psicopedagogia, a professora Greice Jane da Silva afirmou que a inauguração representa um marco importante para todos que trabalham com alunos que demandam atenção e cuidados especiais.
“É de suma importância que essa criança especial receba, o mais rápido possível, os estímulos necessários para se desenvolver nos aspectos pedagógico, psicossocial e motor. Nosso trabalho é voltado tanto para as crianças quanto para as famílias. Vamos acolher esses alunos na sala de recurso, utilizar os materiais disponíveis e produzir recursos personalizados de acordo com as necessidades de cada um. O atendimento será individualizado, com o objetivo de potencializar habilidades e atender necessidades específicas”, explicou a professora.
A administradora Isabela Teodoro Gomes, 31, mãe do aluno Teodoro Gomes, de 2 anos, um dos beneficiados com a sala, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do filho.
“É um momento muito importante para nós, porque desde o início sabíamos que o Teodoro enfrentaria algumas barreiras por conta do autismo. Nunca neguei a realidade, sempre busquei melhorar a qualidade de vida dele. Eu era muito relutante em colocá-lo na creche, porque ele ainda não fala, mas, desde que começou, neste ano, já percebemos uma grande diferença em apenas um mês. A sala de recurso é algo pensado especificamente para ele. É claro que torcemos pela inclusão dele na sala de aula regular, mas esse suporte vai contribuir muito para sua evolução e interação com outras crianças”, disse.
Segundo a gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, esse trabalho já vem sendo realizado nas unidades, mas a implantação da sala de recurso representa um avanço significativo no processo pedagógico.
“Nas creches, já trabalhamos com intervenção precoce, promovendo interações que visam o desenvolvimento motor, psicológico, social e emocional da criança. A implantação da sala de recurso oferece ainda mais ferramentas, especialmente para crianças com deficiência. No caso do transtorno do espectro autista, por exemplo, que não é uma deficiência, mas uma condição do neurodesenvolvimento, poderemos compreender melhor as características individuais de cada criança e trabalhar suas maiores necessidades. Os pais têm se mostrado parceiros nesse processo, o que é fundamental”, comentou.
— — —
Texto – Paulo Rogério/ Semed
Fotos – Divulgação/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC982B