A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 25/11, a primeira etapa do encerramento das ações do projeto “Espaço Superação”, no parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital. A atividade reuniu estudantes atendidos ao longo deste ano, os pais ou responsáveis e a equipe multiprofissional do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), vinculado ao Departamento de Apoio à Gestão Escolar (Dage).
O “Espaço Superação” atendeu alunos do 2º período da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, oferecendo entre 14 e 24 atendimentos durante o ano, com foco no desenvolvimento das funções executivas afetadas pelo Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As atividades ocorreram no contraturno escolar, com encontros simultâneos entre crianças e responsáveis, fortalecendo a parceria família–escola e ampliando o suporte emocional e educacional oferecido às famílias.
Durante o encerramento, crianças e responsáveis participaram juntos de um circuito de atividades organizado pelos polos do projeto. As ações envolveram desafios de memória de trabalho, atenção sustentada, flexibilidade cognitiva e controle inibitório, promovendo integração entre os pólos e reforçando, de forma lúdica, as habilidades desenvolvidas ao longo do ano.
A coordenadora do Cemaps, Karla Loura, destacou os avanços conquistados pelos estudantes e o impacto positivo na rotina familiar. Segundo ela, os resultados superaram as expectativas. “Os resultados têm sido muito satisfatórios, em torno de 70% de avanços em todas as funções executivas trabalhadas, e mais, conseguimos 91% de maior engajamento da família na educação dos seus filhos. Isso também tem melhorado os resultados deles na escola, facilitando assim a inclusão desses estudantes”, afirmou.
Para Thaisse Costa Maciel, mãe de Téo Bernardo Costa, de 9 anos, estudante da escola municipal Raimundo Nonato Pinheiro, o projeto representou um apoio essencial para o desenvolvimento do filho. Ela afirmou que o acompanhamento recebido no “Espaço Superação” supriu necessidades que a família não conseguia atender fora da escola.
“Esse acompanhamento fez toda diferença na vida do meu filho. O Téo tem TDAH e, muitas vezes, nós pais, sentimos dificuldade para conseguir acompanhamento psicológico e terapias fora da escola. Aqui, ele recebeu um cuidado que não estávamos conseguindo acesso, e isso ajudou muito na rotina, no comportamento e no aprendizado dele. O projeto nos acolheu e trouxe ferramentas que realmente funcionam no dia a dia”, contou.
A segunda etapa do encerramento acontecerá no dia 27/11, reunindo as demais turmas atendidas neste ano.
— — —
Texto – Jordana Rodrigues/Semed
Fotos – Divulgação/Semed
