Além das pautas para a reabertura e fortalecimento das atividades do Bosque da Ciência, foram discutidos pontos como melhorias de infraestrutura para receber visitantes e promover atividades de educação ambiental; ampliação de parcerias com instituições públicas e privadas, incentivando a adoção de práticas sustentáveis; e a valorização de projetos de estágio e extensão universitária, que podem contribuir para pesquisas e ações de preservação e promoção de atividades interativas para o público infantil, reforçando a importância do bosque como espaço lúdico e formativo.
Na oportunidade, Jender Lobato sugeriu que a Manauscult e o INPA firmem parcerias para a realização de uma exposição científica durante o #SouManaus Passo a Paço, um dos maiores eventos culturais do Brasil. A mostra contará com atrações que demonstram a biodiversidade da região, além de trazer pesquisas desenvolvidas pelo INPA para a conservação da fauna e flora amazônicas.
De acordo com o chefe do Serviço de Apoio às Áreas de visitação do Bosque do INPA (Seaav/INPA) Jorge Lobato, a iniciativa é essencial para aproximar a população das pesquisas científicas desenvolvidas na Amazônia. “É fundamental despertar o interesse de crianças, jovens e adultos para as questões ambientais, fazendo com que todos compreendam a importância da floresta para o equilíbrio do planeta”, destacou.
O encontro reforçou a convergência de esforços entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, e o INPA, que pretendem ampliar o alcance de suas ações na cidade, sempre com foco na preservação ambiental, educação e fomento à pesquisa. As equipes técnicas de ambas as instituições devem dar continuidade às discussões nas próximas semanas, elaborando um plano de ação integrado, estimulando o turismo sustentável e o desenvolvimento cultural da capital amazonense.
— — —
Texto – Jéssica Trajano/Manauscult
Foto – Thelson Souza/Manauscult