A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta sexta-feira, 21/6, obras para conter uma erosão que se formou no beco Amazônia, no bairro Mauazinho, zona Leste. A primeira etapa consiste em desviar a antiga rede de drenagem para garantir o escoamento adequado e prevenir o aumento do talude.
“Uma das principais preocupações desta gestão são as erosões. Desde o início da gestão, 32 delas foram contidas e áreas de risco foram revitalizadas, transformando-se em espaços seguros para viver. Continuaremos a atuar em locais afetados por fortes chuvas ou descarte incorreto de águas servidas”, afirmou o secretário de Obras, Heliatan Botelho.
A equipe técnica de engenharia identificou que o talude foi comprometido pelo despejo irregular de águas servidas. Além disso, residências construídas de forma irregular dificultaram o acesso para a manutenção da rede de drenagem existente.
A primeira fase da obra envolve o desvio da antiga rede de drenagem até uma caixa coletora, o que vai assegurar o escoamento adequado das águas pluviais. A dona de casa Simei Gomes, de 41 anos, relatou como ocorreu a erosão.
“Essa erosão começou há menos de um mês, devido às chuvas e às águas das residências que escorriam para este barranco. Acionei a Defesa Civil e a Semasc e, hoje, felizmente, a Seminf está aqui trabalhando para aliviar nosso sofrimento”, disse a moradora.
— — —
Texto – Rayana Coutinho / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf