Voltada ao público infantojuvenil, especialmente alunos da REDE pública com idades entre 7 e 12 anos, a programação busca estimular o hábito da leitura desde a infância por meio de ações culturais e educativas. As atividades acontecerão em dois turnos: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Durante os dois dias, a biblioteca se transformará em um espaço lúdico e interativo, com a realização de contação de histórias com autores locais; atividades com o grupo Atelirê Crianças; sessões de desenho e pintura; leitura de livros infantis; oficina de confecção de fantoches com personagens do Sítio do Picapau Amarelo; exposição de livros; e exposição de pinturas em tela inspiradas na obra de Monteiro Lobato.
“O incentivo à leitura desde a infância é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. Celebrar Monteiro Lobato é estimular também o imaginário, a curiosidade e a criatividade das nossas crianças”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.
A coordenadora da biblioteca municipal, Silene Batista, reforçou que o principal objetivo da ação é “criar uma vivência positiva com os livros, despertar o gosto pela leitura e aproximar as crianças do universo literário de forma lúdica e acessível”.
A iniciativa conta com a participação da escola estadual Princesa Isabel, Centro Municipal de educação infantil (Cmei) professora Rita Etelvina de Cássia e escola municipal General Aristides Barreto, além de escritores locais, como Anete Valdevino e Raimundo Nonato Brilhante.
A programação é gratuita e aberta ao público, proporcionando uma experiência educativa, divertida e inesquecível para as crianças.
O evento celebra as Leis nº 10.402/2002, que institui o Dia Nacional do Livro Infantil, e nº 1.219/2008, que estabelece a Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil, no calendário oficial de Manaus.
Programação completa15/4 (Terça-feira)Manhã9h – Recepção com personagens do Sítio do Picapau Amarelo e visita guiada à exposição de pinturas9h30 – Contação de histórias com Raimundo Nonato Brilhante e Anete Valdevino10h–11h20 – Atividades lúdicas com o grupo Atelirê(escola estadual Princesa Isabel e Cmei professora Rita Etelvina de Cássia)Tarde14h – Recepção e visita à exposição14h30 – Contação de histórias com Anete Valdevino15h–16h20 – Oficina de arte com fantoches(escola estadual Princesa Isabel)16/4 (Quarta-feira)Manhã9h – Recepção e visita à exposição9h20 – Contação de histórias
10h – Atividades lúdicasTarde14h – Recepção + visita à exposição14h30 – Contação de histórias com Anete Valdevino15h – Atividades lúdicas e oficina de fantoches(escola municipal General Aristides Barreto).
— — —
Texto – Jéssica Trajano/Manauscult
Fotos – Thelson Souza/Manauscult