A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta quarta-feira, 27/8, à 2ª Oficina em saúde Digital para Agentes Comunitários de saúde (ACSs), no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital. A oficina tem o objetivo de capacitar mais de 1.600 ACSs, para que o levantamento de dados dos territórios seja mais ágil e qualificado, consolidando um modelo de cuidado mais organizado, resolutivo e próximo da comunidade.
Durante a abertura oficial da programação, a titular da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), Shádia Fraxe, destacou que capacitar os ACSs é investir em um dos principais atores que mediam as relações entre a comunidade e as equipes de saúde.
“A gestão do prefeito David Almeida investe na formação continuada, porque reconhece a importância do conhecimento técnico. A saúde digital é uma realidade e capacitar os servidores para o domínio dessas tecnologias é um passo essencial para que o levantamento e inserção de dados coletados nos territórios ocorra com mais agilidade, possibilitando que a gestão realize ações em harmonia com a realidade de cada comunidade”, pontuou a secretária.
Os subsecretários de Gestão da saúde, Djalma Coelho, e de gestão administrativa e Planejamento, Nagib Salem, também participaram da programação, que contou com a entrega oficial do Guia de Gestão do Território para os Agentes Comunitários de saúde. Representando a categoria, a servidora do Distrito de saúde (Disa) Rural, Ana Cláudia Tavares Maciel, recebeu um exemplar do guia da secretária Shádia Fraxe.
Na oportunidade, a titular da pasta também fez a entrega simbólica do kit com materiais a serem utilizados na capacitação à Agente Indígena saúde (AIS), Géssica Suellen da Silva Aparício.
O vídeo institucional “O cuidado que faz a diferença” foi exibido ao final da cerimônia de abertura. Mostrado inicialmente em Bolonha, na Itália, onde em fevereiro deste ano os gestores da Semsa conheceram as estratégias de saúde adotadas naquela região e também compartilharam as experiências exitosas de Manaus. O vídeo destaca o papel estratégico dos agentes comunitários como elo entre o serviço de saúde e a população usuária do sistema público.
Aula magna
A aula magna, com o tema “saúde Digital e o Agente Comunitário de saúde”, foi ministrada pelo subsecretário de Gestão da saúde, Djalma Coelho, que salientou os ganhos que a tecnologia representa para a modernização da gestão e oferta de serviços integrados e eficientes.
“É fundamental que todos conheçam e dominem essas ferramentas para possamos buscar soluções para ampliar e qualificar os serviços de saúde à população”, acentuou o subsecretário.
Programação
As oficinas incluem atividades de mapeamento das microáreas, atualização de cadastros, planejamento de visitas e explanação de temas como a importância do fortalecimento de vínculo com usuários e comunicação com a equipe.
A segunda etapa acontecerá em laboratório com o uso direto dos sistemas digitais da Semsa como e-SUS PEC, e-SUS Simplificado e dashboards, permitindo a prática de registros, acompanhamento e análise de dados.
O objetivo é que ao final da oficina, os ACSs se apropriem da aplicação das ferramentas digitais de modo a ampliar as informações em saúde, fortaleçam a integração com suas respectivas equipes em um movimento articulado para contribuir para uma atenção primária à saúde mais eficiente, acessível e orientada por dados.
Além de contribuir para a atuação dos facilitadores durante a oficina, a proposta da oficina é também disseminar o aprendizado no cotidiano da Atenção Primária à saúde (APS), com profissionais aptos a orientar, apoiar e replicar os conhecimentos adquiridos em suas realidades de trabalho. A formação será concluída no dia 3/9.
— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Fotos – Antonio Pereira/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCsbnv