Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Prefeitura de Manaus apresenta ações de prevenção e combate à tuberculose à pesquisadora do Canadá
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus apresenta ações de prevenção e combate à tuberculose à pesquisadora do Canadá

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

O avanço e os desafios da Prefeitura de Manaus na prevenção e tratamento da tuberculose foram apresentados, na manhã desta segunda-feira, 17/3, para a professora Amrita Daftary, da Escola de Saúde Global da Universidade de York, em Toronto, no Canadá. A pesquisadora foi recebida na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Semsa), pela gestora da pasta, Shádia Fraxe.

Ao receber a pesquisadora, a secretaria Shádia Fraxe destacou o impacto positivo da ferramenta ITB, criada pelo Centro de Controle da Tuberculose e pelo Departamento de Inteligência de Dados (DID), que reúne dados como o número de casos da doença, atendimento em unidades de saúde e monitoramento de pacientes. “Um dos nossos principais desafios é a interrupção do tratamento. Ao interrompê-lo, o paciente continua a transmitir a doença e a resistência aos medicamentos aumenta, assim como o risco de morte por tuberculose. É por isso que a ferramenta ITB é tão importante. Essa tecnologia permite que nossas ações sejam mais assertivas”, reforçou a secretária.

Ao apresentar as informações sobre o cenário epidemiológico da capital, a enfermeira Dinah Carvalho, do Centro de Controle da Tuberculose da Semsa, responsável pelo ExpandTPT em Manaus, mostrou as ações bem-sucedidas no tratamento preventivo da tuberculose (TPT) em indivíduos que têm contato com pessoas infectadas e os esforços da Semsa para reduzir a incidência de casos.

Outro aspecto positivo destacado foi o investimento na qualificação de servidores para aplicação e leitura do teste de tuberculina. O exame, que era oferecido em 16 unidades de saúde, agora, é realizado em 50 estabelecimentos.

O aumento na detecção de casos de ILTB (Infecção Latente por Tuberculose), quando a pessoa é infectada pelo bacilo M. tuberculosis, mas não há manifestação ativa da doença, também foi evidenciado na exposição.

A pesquisadora Amrita Daftary, que tem doutorado e mestrado em Saúde Pública, disse que ficou impressionada com as soluções tecnológicas, o entusiasmo e o compromisso da gestão em enfrentar a tuberculose em Manaus. “Fiquei positivamente impressionada com o entusiasmo da gestão em gerar dados que ajudam a entender os aspectos clínicos e sociais da doença. Percebi que há um compromisso em investigar os determinantes sociais relacionados à tuberculose com populações vulneráveis e ações para apoiar pacientes e famílias, investigando esses contatos e fornecendo tratamento”, destacou.

Além da titular da Semsa, participaram da apresentação o subsecretário de Gestão em Saúde, Djalma Coelho; a assessora da Subsecretaria de Gestão em Saúde, Aldeniza Araújo; a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador, Marinélia Ferreira; a chefe do Centro de Controle da Tuberculose, Eunice Jácome; o gestor de Análise de Situação de Saúde da Diretoria de Inteligência de Dados (DID), Alexandre Inomata; e Manoel Eduardo de Aquino Tavares, estudante de enfermagem do Paic/Semsa.

Além da sede da Semsa, a pesquisadora Amrita Daftary também visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, na zona Oeste da capital. Na terça-feira, 18/3, a especialista vai à Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora do Livramento, na margem esquerda do rio Negro.

Além de trabalhar na Universidade de York, Amrita Daftary também é afiliada ao Centro de Pesquisa sobre Aids da África do Sul (Caprisa) e dirige um centro de ciências sociais sobre tuberculose, SSHIFTB. Em seus estudos, ela utiliza métodos qualitativos e de ciência da implementação para lidar com os determinantes sociais da tuberculose (TB), incluindo TB resistente a medicamentos e TB-HIV. Ela pesquisa com comunidades afetadas na África do Sul, Índia e Canadá, entre outras regiões.

 — — —

Texto e fotos – Tânia Brandão/Semsa

Leia também

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

Prefeitura de Manaus vai sediar encontro nacional de institutos de planejamento, de 25 a 27 de setembro  

Prefeitura de Manaus dá boas-vindas aos alunos do Programa Ampliando Horizontes

Prefeitura de Manaus realiza 6º simulado Pró-Saeb com mais de 35 mil estudantes

Exposição de artistas com deficiência visual contemplados pelo edital da Prefeitura de Manaus serão exibidas no ‘Carrossel du Louvre’ em Paris

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus vai sediar encontro nacional de institutos de planejamento, de 25 a 27 de setembro  

22 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus dá boas-vindas aos alunos do Programa Ampliando Horizontes

22 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 6º simulado Pró-Saeb com mais de 35 mil estudantes

22 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?