A Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê de Melhorias do Ambiente de Negócios de Manaus (Cman), da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está com inscrições abertas para o 1º Seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções”, com entrada gratuita. O evento acontece nos dias 24 e 25 de abril, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no bairro São Raimundo, zona Oeste.
As inscrições estão disponíveis no link https://forms.gle/FWwfSRDyYG8GwRpU9. No dia 24, os trabalhos vão ocorrer das 8h30 às 14h30, e no dia 25, das 8h às 12h30, contando com palestras, mediadores e painéis. Após as apresentações, as perguntas poderão ser feitas pelo link disponibilizado durante o seminário. Esse material será compilado para a produção de uma matriz de ações e uma matriz de investimentos do poder público.
Retrofit
Como outras grandes metrópoles brasileiras, Manaus segue investindo na técnica de retrofit (que moderniza construções antigas, mas preserva características originais) e na reabilitação de edifícios e imóveis para lidar com as obras de atualização tecnológica, acessibilidade e ocupação de espaços no centro histórico, conforme o programa lançado pela prefeitura em 2021, o “Nosso Centro”.
“Em conjunto com as entidades e representantes da sociedade civil organizada, o seminário servirá para que a gente possa traçar um plano de ação e de investimentos para os próximos quatro anos de gestão do prefeito David Almeida, na busca de melhoria do ambiente de negócios do centro de Manaus”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Inovação tecnológica, transporte, limpeza pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano integrado, segurança, assistência social, comércio informal, habitação, cultura e turismo, recuperação de imóveis, e gastronomia são temas principais que serão debatidos.
Na abertura, será apresentado um case de sucesso em reabilitação, da cidade de Recife (PE), o Porto Digital, que é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Instalado na área central do Recife, sua atuação se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), economia criativa, além do foco no futuro por meio de protótipos com base em fabricação digital e Internet das Coisas (IoT).
Seminário
Durante o seminário, a proposta é colocar em pauta para a sociedade civil organizada e entidades de modo geral, as transformações promovidas no território do centro de Manaus, modificando o tecido urbano, com a entrega de cinco intervenções de reabilitação: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente, píer turístico Manaus 355 e o skyglass do mirante.
O poder público construiu novos territórios públicos onde antes havia prédios e lotes abandonados ou degradados e sem funções, transformando-os em áreas de visitação, com vistas do pôr do sol e novos cartões-postais. No Centro, o comércio movimenta quase 100 mil postos de trabalho, principalmente no horário comercial.
Além das obras já inauguradas, a prefeitura trabalha intensamente na segunda etapa do programa, onde estão projetos como a ampliação do Polo Digital; Polo de Gastronomia Criativa; Museu da História das Olímpiadas; retorno da circulação de um trecho do antigo bondinho, e o casarão azul de São Vicente (hub de inovação).
Com uma série de 37 intervenções desenhadas para quatro etapas, o programa tem três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História. E o seminário será uma oportunidade de discutir com a sociedade para consolidar um programa de melhorias, envolvendo o poder público, iniciativa privada e demais atores.
— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação e Arquivo Semcom