Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Prefeitura aprova mais de 200 estudantes no Ifam e FMM
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Prefeitura aprova mais de 200 estudantes no Ifam e FMM

Redação
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

O esforço, empenho de estudantes e educadores da Prefeitura de Manaus durante o ano letivo de 2023 não foi em vão e o resultado veio com a aprovação de 225 alunos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Fundação Matias Machline (FMM), onde concluirão o ensino médio. Esse é um fato inédito na rede municipal de educação.

O programa “Educa+Manaus”, lançado no ano passado, foi um dos maiores incentivos educacionais que envolveu mais de 34 mil estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental, no qual o objetivo é melhorar a proficiência dos estudantes, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede pública municipal de Manaus.

O “Educa+Manaus” foi desenvolvido por meio de seis ações estratégicas: Sequência Didática; Formação Saeb; Acompanhamento Familiar; Viradão Pró-Saeb; Simulados e o 6º Tempo, que ofereceu reforço aos estudantes, com aulas de segunda a quinta-feira, produzidas pelo Centro de Mídias Educacionais.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, destacou a alegria e sensação de dever cumprido da rede municipal na vida desses adolescentes.

“Não existe outro caminho para o sucesso na vida de uma pessoa que não seja pela educação e isso, a atual gestão municipal tem feito incansavelmente, por meio da valorização dos educadores, na melhoria dos prédios educacionais e o programa ‘Educa+Manaus’ veio para mostrar o comprometimento dos educadores em oferecer um ensino de qualidade e a prova está aí, 225 alunos aprovados no Ifam e FMM, que concluirão o ensino médio em nível técnico”, parabenizou a secretária. Aprovação

Mais de 60 escolas tiveram os alunos do 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprovados. A escola municipal Professora Jarlece da Conceição Zaranza, no bairro Novo Aleixo, zona Leste da cidade, aprovou mais de 30 estudantes. Alguns passaram nas duas instituições de ensino, como é o caso do aluno André Felipe Voguel, de 14 anos, que escolheu o Ifam e o curso de Mecatrônica.

“Eu sempre prestei bastante atenção nas aulas, em casa fazia todos os exercícios e sempre mantive uma rotina de leitura, mas o 6º tempo foi muito importante, um incentivo a mais para conseguir a aprovação nas duas escolas”, afirmou André.

O aluno Lucas Fernandes, de 15 anos, da escola municipal de Vicente de Paula, na zona Sul, foi aprovado na Fundação Matias Machline. Segundo o estudante, o 6º tempo o ajudou bastante a conquistar a aprovação. “Eu estudei e aproveitei bastante o 6º tempo, que me preparou bastante para realizar qualquer prova”, disse.

A mãe do aluno, Thelma Viana, está muito feliz com a aprovação do filho e grata à escola. “Estou totalmente grata à Deus e a escola, por tudo o que fizeram pelo meu filho, com a ajuda que ele teve dos professores com o 6º tempo, essa é uma equipe de excelência”, agradeceu.

Método de aprovação

As unidades de ensino realizam formas diferenciadas de classificação dos alunos. O Ifam analisa as médias do 7º e 8º anos do ensino fundamental em Português, Matemática e Ciências. Na inscrição, o candidato insere suas médias individuais. O próprio sistema realiza o cálculo para gerar a Nota Final. A seleção e classificação se dão pelo ordenamento decrescente da Nota Final.

Já a FMM, realiza um processo seletivo anual, que consiste em duas etapas: prova objetiva e análise de documental.

De acordo com a gestora da escola Vicente de Paula, Maria Santana, os métodos para aprovação no Ifam e FMM são criteriosos, e a rede municipal se empenhou e ofereceu aos estudantes aulas especializadas com o 6º tempo.

“Eu tenho certeza que todas as escolas da Semed incentivaram bastante os alunos para que se dedicassem aos estudos e a prova disso foi esse alto número de aprovação. O 6º tempo ofereceu aulas dinâmicas durante todo o ano letivo e eles aproveitaram bastante essa oportunidade”, disse a gestora.

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Arquivo Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAYXh1

Leia também

Festival Folclórico do Amazonas: Segunda noite reúne cerca de 15 mil pessoas e encanta o público com emoção e diversidade

Escola Estadual Ryota Oyama, em Parintins, incentiva a leitura e escrita por meio de aulas lúdicas

Governo do Amazonas retoma obra de pavimentação do ramal do Barro Alto, em Manaquiri

Peritos do Amazonas confirmam ligação de armas usadas em diferentes crimes pelo Banco de Perfis Balísticos

Taxação dos EUA ao Brasil deve ter baixo impacto sobre a ZFM, apontam Sedecti e Sefaz

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Festival Folclórico do Amazonas: Segunda noite reúne cerca de 15 mil pessoas e encanta o público com emoção e diversidade

14 de julho de 2025
Justiça

Escola Estadual Ryota Oyama, em Parintins, incentiva a leitura e escrita por meio de aulas lúdicas

14 de julho de 2025
Justiça

Governo do Amazonas retoma obra de pavimentação do ramal do Barro Alto, em Manaquiri

11 de julho de 2025
Justiça

Peritos do Amazonas confirmam ligação de armas usadas em diferentes crimes pelo Banco de Perfis Balísticos

11 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?