O prefeito de Manaus, David Almeida, abriu, nesta segunda-feira, 18/8, o “2º Curso de formação profissional da Guarda Municipal”, destinado a 138 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2023. A solenidade ocorreu no auditório da sede do Poder Executivo municipal, bairro Compensa, zona Oeste, com a presença também do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto de Siqueira Neto, do secretário-chefe da Casa Militar, capitão William Dias, e demais autoridades.
“É uma grande satisfação para a Prefeitura de Manaus dar início ao segundo curso de formação da Guarda Municipal, que representa um passo fundamental no fortalecimento da segurança pública da nossa cidade”, afirmou o prefeito David Almeida.
Coordenado pela escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o curso terá duração aproximada de dois meses e meio. Nesse período, os participantes receberão atividades teóricas, práticas e estágio supervisionado no festival “#Sou Manaus Passo a Paço 2025”, além de uma bolsa equivalente a 50% da remuneração inicial do cargo.
Os aprovados que concluírem o curso serão nomeados até novembro e passarão a integrar o efetivo já em dezembro, atuando, inicialmente, no centro da cidade. “A partir de novembro, os aprovados serão contratados e, em dezembro, assumirão as funções, atuando diretamente na revitalização e na segurança do Centro, resgatando esse espaço para moradores, lojistas e visitantes”, destacou o prefeito.
Criada há 77 anos, a Guarda Municipal de Manaus (GMM) atuou por décadas apenas como guarda patrimonial. A partir da atual gestão, iniciou o processo de transição para uma corporação armada.
“Durante 74 anos, a Guarda Municipal foi exclusivamente patrimonial. Na nossa gestão, tivemos a coragem de fazer a transição para uma guarda armada, estruturada, equipada e treinada. Nosso objetivo é chegar a mil homens e mulheres armados até 2029, oferecendo uma contribuição concreta para a segurança pública de Manaus”, explicou o chefe do Executivo municipal, David Almeida.
O secretário municipal de Segurança Pública, Alberto de Siqueira Neto, destacou a importância da capacitação dos novos agentes. “Este segundo curso de formação representa mais um passo importante no fortalecimento da nossa Guarda Municipal. Estamos investindo na capacitação dos novos agentes, para que estejam preparados técnica e humanamente a servir Manaus com dedicação, disciplina e respeito à população. A segurança pública se constrói com preparo, responsabilidade e compromisso, e é isso que este curso vem reafirmar”, destacou.
Entre os participantes, a candidata Thayane Colombo ressaltou a importância do momento e a responsabilidade assumida pela nova turma.
“Quero agradecer ao prefeito David Almeida pela nossa convocação e ao secretário Alberto de Siqueira pela confiança depositada em nós. Estamos conscientes da importância do nosso trabalho e da responsabilidade que assumimos. Tenho ótimas expectativas em relação ao curso e acredito que, ao final, estaremos plenamente preparados para servir à população de Manaus”, salientou.
Mais investimentos
Além da ampliação do efetivo, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou mais investimentos: a construção de um quartel próprio da Guarda Municipal, com academia completa de treinamento.
“Nosso próximo passo será a construção do quartel da guarda, com academia completa, para oferecer ainda mais qualidade à formação e ao trabalho de vocês”, disse o prefeito, dirigindo-se aos candidatos.
Ao final, David Almeida destacou o papel fundamental da corporação na proteção da população. “Desejo sucesso a todos. Que cada um conclua o curso com êxito e se junte a nós no compromisso de proteger, servir e cuidar da população de Manaus”, concluiu.
Avanços
Antes da gestão David Almeida, a Guarda Municipal atuava apenas como guarda patrimonial, com recursos limitados: contava com apenas dois veículos, ambos com mais de 14 anos de uso, e não possuía armamento adequado para atuação nas ruas. Desde 2021, a prefeitura realizou investimentos estruturais significativos: adquiriu novas viaturas, forneceu armamento e equipamentos modernos, ampliou o efetivo e criou núcleos operacionais estratégicos, fortalecendo a presença da guarda na cidade e preparando-a para se tornar uma futura polícia Municipal, atuando com mais eficiência na proteção da população.
— — —
Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito e Laís Fernandes/Semseg
Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito e Antônio Pereira/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCrbp1