Curso terá duração de 45 dias e conta com turma inicial de 38 PMs


Um grupo de 38 policiais militares integra a turma inicial do V Curso de Operações de Choque, que tem o objetivo de capacitar os profissionais de segurança para lidarem em ocorrências que exijam aplicação de técnicas voltadas para situações de crise envolvendo distúrbios civis e intervenções de alto risco. O curso é realizado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Choque.
A capacitação, que durará cerca de 45 dias, é considerada uma das mais exigentes e estratégicas da corporação militar. A aula inaugural aconteceu, na manhã de segunda-feira (05/05), na Escola da Polícia Militar CETI Professora Eliana de Freitas Moraes, no bairro Lagoa Azul, zona Norte de Manaus.
O curso preparará os policiais militares para atuar em situações de crise, controle de distúrbios civis, reintegrações de posse, intervenções em presídios e grandes eventos. A rotina de estudos não se resumirá apenas às ações táticas. A grade curricular também prioriza a formação intelectual e estratégica dos agentes de segurança.
Os policiais militares vão participar de aulas teóricas e práticas em áreas como Legislação Aplicada ao Policiamento de Choque, Técnicas de Policiamento Tático, uso de material bélico específico e Gerenciamento de Crises. Além disso, os PMs receberão noções sobre Operações na Selva, Operações Ribeirinhas e Inteligência Policial, preparando-os para atuar em qualquer ambiente urbano ou rural do Amazonas.
Os policiais militares também passarão por simulações de controle de distúrbios em eventos, intervenções em estabelecimentos prisionais e operações de reintegração de posse. Cada etapa é acompanhada de avaliações físicas, psicológicas e técnicas.
O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, destacou a importância do curso para a segurança pública do estado.
“Os nossos policiais vão passar por capacitações teóricas e práticas que os deixarão aptos para atuar em todo o estado, em qualquer situação. O policial do Batalhão de Choque precisa estar pronto para o enfrentamento urbano, operações de selva e situações de crise em áreas rurais ou ribeirinhas. O curso capacita os policiais para atuar em situações críticas e exige preparo técnico, psicológico e muita resiliência”,explicou.
O post Polícia Militar do Amazonas treina efetivo para atuar em situações de crise, distúrbios civis e intervenções de alto risco apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.